Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

3 dicas de atendimento que todo Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve colocar em prática

0

A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é a responsável por fazer uma ponte de ligação entre o paciente e o cirurgião-dentista que vai atendê-lo. Portanto, é essencial que os profissionais que realizem esse trabalho tenham algumas noções e cuidados especiais na hora de botar em prática o que foi aprendido.

Listamos abaixo algumas dicas de atendimento que todo Auxiliar em Saúde Bucal deve colocar em prática o mais rápido possível no exercício das suas funções. Confira!

Fazer do consultório um ambiente amigável

Muita gente tem medo de ir ao dentista e a atmosfera hospitalar dos consultórios não torna essa tarefa nem um pouco mais fácil. É claro que não há muito o que se fazer em relação a isso, já que é extremamente necessário manter a higiene e a organização do lugar, mas o Auxiliar em Saúde Bucal pode tomar algumas medidas para ajudar a tornar o consultório um lugar mais amigável.

Tendo como uma das suas funções receber o paciente, o ASB deve acolhê-lo de forma a deixá-lo confortável no consultório. Sorria sempre, informe o tempo de espera até ele ser atendido, seja educado e simpático, deixando-o sempre a vontade e relaxado.

Manter o silêncio durante o atendimento

A função do Auxiliar em Saúde Bucal durante o procedimento odontológico que cada paciente necessita é de auxiliar o cirurgião-dentista ou Técnico de Higiene Bucal que realizará esse procedimento. Isso inclui manusear alguns aparelhos, auxiliar com luz, água, espelhos – enfim, lidar com tudo que seja necessário para que a consulta transcorra da melhor maneira possível.

Porém, é importante frisar que a boa ajuda oferecida por um ASB é aquela que chega a passar desapercebida de tão discreta. Evite “jogar” instrumentos nas bandejas, não faça comentários sobre o paciente (é algo extremamente desconfortável e anti-ético) e tente não fazer muitos barulhos que porventura possam desconcentrar os outros profissionais e o próprio paciente.

Organização e limpeza é essencial para qualquer ASB

Se você não conseguir ser organizado e capaz de manter um ambiente limpo, então ser um Auxiliar em Saúde Bucal não é pra você. Se você só for capaz de ser moderadamente organizado e manter um ambiente moderadamente limpo, a carreira ASB também não é pra você.

Um bom Auxiliar em Saúde Bucal precisa ser muito organizado e muito adepto à higiene. Ele não pode deixar instrumentos jogados pelo consultório, não pode perder peças, esquecer fichas e nem mesmo confundir clientes.

Esse profissional também é responsável por cuidar da limpeza, desinfecção e esterilização dos instrumentos odontológicos e equipamentos do consultório, então uma boa higiene é requisito fundamental para o trabalho. Uma característica imprescindível para um ASB é saber manter os equipamentos que serão utilizados pelos profissionais em um estado impecável.

Para atuar como um Auxiliar em Saúde Bucal, o profissional deve assimilar essas dicas em sua rotina, já que o seu trabalho é essencial para que a saúde e higiene bucal dos pacientes que se relacionam com ele receba o tratamento que merece.

Você atua como Auxiliar em Saúde Bucal na sua cidade? Quais são os cuidados que tem durante o atendimento odontológico? Acredita que nossas dicas foram úteis para você? Compartilhe sua opinião com a gente!