Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

5 dicas para o ASB manter a organização nos consultórios odontológicos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

ASB manter a organização

ASB manter a organização

Organização de consultas, de estoque, de equipamentos e instrumentos, dos documentos dos pacientes, das contas a pagar e dos valores das consultas e tratamentos a receber. A rotina de um auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode ser bem intensa se ele é o responsável por todas estas tarefas em um consultórios odontológico. E geralmente é.

Consultórios pequenos, em que o ASB atua como auxiliar e também como secretário, todas as tarefas citadas acima estão entre as atividades diárias deste profissional da saúde bucal. Nos maiores, as funções financeiras podem ser desempenhadas por outro profissional, ou então pelo próprio cirurgião dentista, mas as demais ainda serão do Auxiliar.

Portanto é dever do ASB manter a organização nos consultórios odontológicos. A organização deve ser a palavra chave para todos os processos que fazem parte da rotina do profissional. Se o ASB não se pautar nela, haverá sérios riscos dele comprometer todo o funcionamento do consultório odontológico.

Na maioria dos casos, o Auxiliar de Saúde Bucal é contratado justamente para cuidar de quase todos os processos das clínicas e consultórios odontológicos. E, pensando em melhorar o andamento e otimizar o atendimento do cirurgião dentista.

Para que este profissional não venha a se assustar com a rotina e prestar serviços aquém do esperado pelos dentistas, preparamos este artigo com dicas para o ASB manter a organização aonde ele estiver atuando. Acompanhe:

Organização do estoque deve ter frequência estabelecida

Para que o ASB consiga manter a organização do estoque em dia ele deve estabelecer uma frequência. Diária, semanal, a cada três dias. Isso não importa. Cada consultório odontológico conta com sua própria rotina de atendimento, portanto, a frequência deve ser estabelecida conforme cada realidade.

Mas é importante ressaltar que o ASB manter a organização do estoque é imprescindível para o bom andamento dos serviços do dentista. Não será nada agradável se ao meio de uma obturação, o Auxiliar informar ao dentista que acabou a resina do estoque…

ASB deve manter a organização da agenda de consultas

O bom funcionamento de um consultório odontológico depende inteiramente dos pacientes que o cirurgião dentista irá atender. Então o ASB deve prezar por manter a agenda de consultas bem organizada.

Em um mundo em que as pessoas convivem com a pressa, os atrasos nos atendimentos não são recomendados. Portanto o ASB manter a organização da agenda do cirurgião dentista é essencial.

Uma dica é intervalar as consultas com um tempo pré-estabelecido, já que pode ser que aconteçam intercorrências entre elas. Assim, o cirurgião dentista consegue resolve-las sem que, para isso, necessite atrasar o atendimento de seu próximo paciente.

Manutenção de equipamentos e instrumentos odontológicos

São diversos os equipamentos e instrumentos utilizados no dia a dia de um consultório odontológico. Eles devem estar bem acondicionados e separados para garantir a segurança destes locais e dos pacientes.

No caso do consultório não contar com um instrumentador cirúrgico odontológico, será o Auxiliar de Saúde Bucal o responsável por eles. Uma dica para o ASB manter a organização destes materiais é a separação por uso (rotina ou tratamentos), e também quanto a sua higienização.

Softwares para ASB manter a organização da documentação dos pacientes

Geralmente o prontuário odontológico conta com inúmeros documentos de pacientes. Ficha de anamsese, raio x, exames, termo para tratamentos, enfim há inúmeros deles.

Há pouco tempo, todos esses documentos enchiam os arquivos dos consultórios odontológicos. Hoje eles podem ser todos armazenados em um único computador. E para o ASB manter a organização de todos os documentos, há inúmeros softwares sendo utilizados na área odontológica.

Organização financeira

Todas as demais funções acima fazem parte do dia a dia do ASB. Caso caiba a ele também a organização financeira, a dica é que haja uma boa conversa com o cirurgião dentista. Será ele que estabelecerá a melhor forma do ASB manter a organização do dinheiro de seu empreendimento.

Sim, o ASB exerce função importantíssima nos consultórios odontológicos. Este profissional auxilia em todos os processos e deve os manter organizados. Assim, com certeza, o Auxiliar de Saúde Bucal irá colaborar também para aumentar a eficiência dos serviços odontológicos. Saiba mais em nosso blog.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×