Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Antes do atendimento odontológico: Quais as 4 principais informações que o ASB precisa ter?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

antes do atendimento odontológico

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é importante em todas as etapas do atendimento odontológico. Do pré ao pós-atendimento ele exerce funções essenciais, seja nas clínicas e consultórios odontológicos ou durante as intervenções ao lado do cirurgião dentista.

Neste artigo vamos falar sobre a atuação do ASB nos consultórios e clínicas dentárias, durante as consultas de rotina ou durante os tratamentos. Esse profissional tem uma série de atividades que devem ser feitas antes do atendimento odontológico. Vamos enumerar algumas delas:

1.     Agendamento e confirmação de consultas

Pode parecer uma função simples, mas ela é essencial para o bom funcionamento dos consultórios odontológicos. Essa simples atividade de agendamento e confirmação de consultas pode diminuir e muito o número de faltas de pacientes.

Isso porque com a rotina diária cada vez mais intensa, os pacientes acabam se esquecendo de seus horários fora de suas atividades comuns. A confirmação no dia anterior por ligação telefônica ou até mesmo por mensagens pode ser uma boa estratégia.

Caso no consultório haja uma equipe maior, com a presença de um profissional do secretariado, essa pode ser a função do secretário. Mas em muitas clínicas, com menos profissionais atuando, o Auxiliar de Saúde Bucal pode e realiza atividades conjuntas de secretariado – o agendamento e a confirmação de consultas é uma das atividades feitas antes do atendimento odontológico.

2.     Anamnese do paciente antes do atendimento odontológico

Na primeira consulta de determinado paciente, os cuidados que o ASB deve tomar são redobrados. Isso porque antes do atendimento odontológico, o profissional deve contar com todas as informações do paciente. Além das básicas – como o porquê da busca pela consulta, nome completo, endereço e telefone -, há ainda as informações de saúde.

Isso faz parte da ficha de anamnese dos pacientes. Histórico bucal, problemas de saúde, além do uso de medicamentos, devem estar dentre as informações contidas nessa ficha. Essas informações são essenciais para que o dentista, independente de sua especialidade, atenda da melhor maneira possível, e sem riscos, os pacientes.

Há de se destacar que algumas doenças, como diabetes e o câncer, por exemplo, podem alterar o atendimento odontológico. Portanto os dentistas devem conter todas essas informações.

3.     O ASB deve esclarecer dúvidas do paciente

Antes do atendimento odontológico, caso o paciente conte com qualquer dúvida sobre sua consulta ou tratamento, cabe ao Auxiliar de Saúde Bucal o esclarecimento. Ele é o profissional mais indicado para isso, já que conta com ampla experiência no contato com os pacientes e tratamentos dentários, já que atua ao lado dos dentistas.

Esse amplo conhecimento, além das funções do dia a dia, é aprendido pelos ASB’s durante a realização dos cursos de formação, obrigatórios para a obtenção do certificado e da carteira profissional obtida junto aos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO’s).

4.     Preparo dos materiais a serem utilizados

O preparo de todos os materiais que serão utilizados pelo dentista também é função do ASB antes do atendimento odontológico. Os equipamentos devem estar previamente higienizados e esterilizados, mas essa é função que o auxiliar realiza logo após os atendimentos.

Para o preparo dos materiais, o ASB deve ter conhecimento prévio do tratamento que será realizado pelo paciente. Com todas as informações prévias, além do frequente acompanhamento do dentista, o auxiliar terá esse conhecimento.

Essas são algumas das funções realizadas pelo Auxiliar de Saúde Bucal antes do atendimento odontológico. Mas ela não para por aí. Como já destacamos, as atividades desse profissional se estendem até o pós-atendimento. Quer saber sobre todas as atividades? É só acessar o nosso blog.

antes do atendimento odontológico

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×