Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

As diferenças entre ASB e TSB

0

Você sabe prontamente dizer as diferenças entre ASB e TSB?
Quem quer ingressar na área de odontologia de forma rápida tem duas opções: como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ou como Técnico de Saúde Bucal (TSB). Há quem confunda as duas profissões e até pense que elas são uma só. Nada disso! Cada uma tem sua formação e tarefas específicas.

Mas, afinal, quais as diferenças entre ASB e TSB?

  • Tarefas

Uma das diferenças entre ASB e TSB é a rotina diária.

As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparação. É ele quem separa e higieniza os materiais empregado nos procedimentos. Também é função dele limpar ou descartar o que foi usado. O ASB ainda recebe os pacientes e organiza os documentos deles, como a ficha de atendimento e o histórico.

Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar o flúor para limpeza dentária ou remover uma sutura. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária.

  • Formação e salários

O salário também faz parte das diferenças entre ASB e TSB. Normalmente, um técnico ganha um pouco mais do que um auxiliar.

Isso porque, entre outros motivos, a formação do Técnico de Saúde Bucal é mais extensa e as atividades envolvem maior risco biológico e de contaminação. Por esse motivo, a faixa salarial de um TSB é, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior.

Leia mais sobre o salário do ASB em outro post aqui do blog.

É importante lembrar que as duas carreiras exigem registro no Conselho Federal de Odontologia (CRO) e no Conselho Regional de Odontologia (CFO) e que nada impede que um ASB possa ser um TSB no futuro!

Agora que você já sabe as principais diferenças entre ASB e TSB é só escolher qual das duas profissões mais agrada você e procurar a melhor opção para a sua formação. Aqui no blog, já falamos sobre como escolher o curso ideal para ASB. Não deixe de ver!