Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Qual a rotina do ASB antes do atendimento odontológico?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

atendimento odontológico

atendimento odontológico

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) acompanha as atividades do cirurgião dentista, seja referente aos serviços públicos ou ao privado. Ele atua como braço direito do profissional graduado em Odontologia, facilitando suas ações do dia a dia nos consultórios dentários ou nos Postos de Saúde ao atuar em Programas como Saúde da Família, por meio de concursos públicos.

A rotina diária de atividades do Auxiliar de Saúde Bucal é bem ampla, já que acompanha todas as ações profissionais do dentista. Suas funções – as mais amplas – estão estabelecidas na lei que regulamentou a profissão em 2008, a de 11.889. Isso para garantir as funções específicas de cada profissional, obedecendo a sua formação, seja técnica, de graduação ou especialista.

As funções do Auxiliar de Saúde Bucal são as mais diversas e englobam do pré ao pós atendimento odontológico. Neste artigo vamos enumerar a rotina do ASB antes do atendimento odontológico. Acompanhe:

Agendamento de consultas

A captação dos pacientes de um consultório odontológico, na maioria das vezes, é feita pelos próprios clientes do dentista responsável. O marketing boca aboca é o principal atrativo de uma clínica conforme pesquisas da área.

Este marketing positivo feito pelos próprios clientes dependerá da atuação da equipe odontológica como um todo. Do Auxiliar de Saúde Bucal ao cirurgião dentista. Inclusive antes do atendimento odontológico. Desde sua ligação ao consultório dentário, o paciente já estará avaliando seus serviços.

Geralmente é o ASB que realiza este primeiro contato. Ser gentil e prestativo nesse atendimento é essencial para causar uma boa impressão por parte do paciente e finalizar com o agendamento da consulta.

Quando o paciente chega a clínica antes do atendimento odontológico

Atender o paciente assim que ele chega para a sua consulta, esta é mais uma das funções do ASB antes do atendimento odontológico em si. Enquanto o dentista se prepara para mais uma avaliação ou tratamento, o seu Auxiliar recebe os clientes.

Ficha de anamnese

Caso seja a primeira consulta do paciente, o Auxiliar de Saúde Bucal pode iniciar a conversa para preencher a ficha de anamnese antes do atendimento odontológico. Esta para verificar seu histórico de doenças, alergias e ingestão de medicamentos, por exemplo.

Esta ficha, posteriormente será completada pelo dentista com o diagnóstico e tratamentos a serem realizados em cada um dos pacientes. E a cada visita do paciente, o profissional irá utiliza-la para relatar suas ações.

Além da ficha de anamnese que terá informações específicas da saúde dos pacientes, o ASB pode ter o registro dos pacientes para especificar suas preferências e particularidades. Assim pode personalizar o atendimento e garantir o seu retorno no consultório.

Consultório pronto para receber pacientes

Antes do atendimento odontológico e antes do ASB receber o paciente na clínica, ele deve deixar o consultório pronto para recebê-lo. Com os materiais que serão utilizados pelos dentistas todos a disposição. Equipamentos dispostos e paciente na cadeira odontológica, é hora de iniciar a rotina durante o atendimento odontológico.

Somente com a rotina do ASB antes do atendimento odontológico, podemos perceber a importância de suas funções ao lado do cirurgião dentista. Se você é profissional graduado da odontologia e ainda não conta com um ASB em sua clinica não perca tempo e procure por um profissional certificado. Ele certamente fara a diferença em sua clinica. Saiba mais em nosso blog.

Auxiliar de Saúde Bucal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×