Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

ASB e regularização da profissão: descubra quanto tempo você precisa para ter o seu registro de Auxiliar de Saúde Bucal em mãos

0

Você sabia que ter certificado ASB não é uma opção, mas sim uma exigência legal para atuar como Auxiliar de Saúde Bucal? Desde 2009, para exercer esse ofício de maneira legalizada, é necessário ter a certificação ASB, que só é obtida após a conclusão do curso de Auxiliar de Saúde Bucal.

Entre a inscrição e término do curso, existem etapas que devem ser cumpridas e, de modo geral, a capacitação é rápida. Depois do final do curso ASB, o próximo passo é conseguir o registro de Auxiliar de Saúde Bucal no Conselho Regional de Odontologia. Quer saber quanto tempo leva até ter o seu registro do CRO? Então continue lendo o nosso artigo!

Em quanto tempo o curso é concluído?

Os cursos ASB possuem, em média, 400 horas, incluindo o período de estágio supervisionado em consultórios. Essa carga horária costuma ser cumprida em até seis meses quando o curso é online. No entanto, quando a modalidade escolhida é a presencial, esse tempo de duração do curso pode dobrar, então o futuro Auxiliar de Saúde Bucal pode demorar mais para obter a certificação ASB e o registro de Auxiliar de Saúde Bucal no CRO.

Como é o processo de obtenção do registro no CRO?

De acordo com a lei Nº 11.889, todo Auxiliar de Saúde Bucal é obrigado a se registrar no Conselho Federal de Odontologia, bem como, se inscrever no Conselho Regional de Odontologia no local onde exerce suas atividades.

Para obter o registro de Auxiliar de Saúde Bucal, depois da conclusão do curso, o profissional deve dar entrada na solicitação, pessoalmente, no Conselho Regional de Odontologia. Vale ressaltar que para se habilitar ao registro no CRO, é indispensável ser portador de certificado de um curso reconhecido pelo CFO.

Quais documentos são necessários para obter o registro?

Desde 2009, a inscrição no Conselho não pode ser mais feita apenas com a declaração de aptidão assinada pelo dentista. Atualmente é necessário apresentar uma série de documentos, dentre eles:

  • Cópia do diploma ASB (frente e verso) com autenticação em cartório;
  • Cópia da certidão nascimento ou de casamento;
  • Cópia do comprovante de escolaridade do ensino fundamental;
  • Cópia do RG, título de eleitor, CPF e documento  militar(p/homem);
  • Cópia do comprovante de endereço residencial (água, luz ou telefone);
  • 02 fotos 3×4 – iguais e recentes com fundo branco.

Quanto tempo demora para ter a carteirinha de membro do Conselho Regional de Odontologia na mão?

A boa notícia é que o registro de Auxiliar de Saúde Bucal se dá de maneira rápida e descomplicada após a apresentação dos documentos e pagamentos de taxas no CRO. Aos recém-formados no curso ASB, serão fornecidas cédula provisórias, que dão o direito ao exercício da profissão de Auxiliar de Saúde Bucal pelo prazo de dois (dois) anos, contados a partir da formatura/conclusão do curso.

O tempo para a emissão da carteirinha pode variar de região para região, mas anime-se, porque não demora. Com o certificado do curso ASB, obter o registro fica fácil!

E aí, gostou do nosso artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre o tempo de duração do curso ASB e o processo de obtenção do registro de Auxiliar de Saúde Bucal junto ao CRO? Comente!

Quer conferir mais informações sobre a profissão de ASB? Faça o download do nosso e-book sobre o assunto!