Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

A importância de um ASB no atendimento odontológico de crianças

0

Curso ASB A importância de um ASB no atendimento odontológico de crianças

Experiências desagradáveis ou a falta de sensibilidade dos pais ao falar sobre a saúde bucal dos filhos e do trabalho do dentista podem e deixam muitas crianças com medo de uma visita ao consultório. Esta situação pode dificultar o contato do profissional da odontologia com os pequenos e os tratamentos de seus dentes.

Apesar do receio, sabemos que os pais devem levar periodicamente seus filhos ao dentista, desde muito pequenos. Este contato frequente pode ser facilitado, e muito, com a presença de um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) durante o atendimento odontológico de crianças.

A alimentação errônea e a falta de cuidados das crianças com seus dentes podem vir a acarretar problemas em sua saúde bucal. Remoção de biofilmes e cáries, extrações dentárias, aparelhos ortodônticos. Todos esses são procedimentos que podem ser realizados pelos dentistas nas crianças. Já pensou realizar os tratamentos com a criança se debatendo ou aos gritos? Nada fácil não é?

Para deixar mais simples o contato e para que o profissional da odontologia consiga proceder com o atendimento odontológico de crianças, vamos verificar como um ASB pode ajudar:

Deixar as crianças à vontade nos consultórios

Lembre-se que o primeiro contato de um paciente nos consultórios são os ASB. Já citamos em nosso blog que um dos requisitos básicos para se tornar um Auxiliar de Saúde Bucal é ser comunicativo. No caso do atendimento odontológico de crianças, essa comunicação deve estar presente, e de uma maneira bem divertida.

Cara fechada, nem pensar. Um ASB mal humorado só deixará os pequenos mais traumatizados com a visita ao dentista. Uma boa dica é contar com alguns brinquedos e acessórios que distraiam as crianças antes mesmo dela entrar no consultório. Assim ela irá encontrar o dentista mais relaxada e confiante ao lado de seu novo amigo ASB.

Mostrar a importância de manter a saúde bucal

As ‘brincadeiras’ do ASB devem contar com um caráter educativo. Já que estamos falando da importância da saúde bucal e hábitos alimentares, podemos mostrar isso para as crianças de forma divertida.

A promoção à saúde e a prevenção de doenças bucais estão entre as atuações de todo Auxiliar de Saúde Bucal. Se o ASB trabalha com crianças, o mesmo é válido. Somente a metodologia é que será diferente.

ASB como apoio do dentista no atendimento odontológico de crianças

A confiança no Auxiliar de Saúde Bucal pode facilitar e muito o atendimento odontológico de crianças. Se o pequeno já vê o ASB como seu amigo, e se este o estiver acompanhando, a cadeira odontológica e os instrumentos não parecerão tão assustadores.

As brincadeiras podem se estender na hora em que o dentista estiver atuando. Nesta hora, os instrumentos podem virar os brinquedos. Quando a criança perceber, o tratamento já finalizou.

Contato com os pais

Não é somente a confiança da criança que o ASB deve ganhar. A confiança dos pais também é essencial para manter os pequenos pacientes. Neste contato, o ASB pode aproveitar e dar dicas para que pai e mãe conversem com seus filhos sobre sua saúde bucal. Nada de assustá-las.

A escovação, as práticas alimentares recomendadas, estes temas também podem e devem ser abordados durante o atendimento odontológico de crianças.

Viu só como um ASB é importante durante o atendimento odontológico de crianças? Este profissional pode deixar muito mais fácil e saudável esta convivência necessária entre os pequenos e o dentista.

É dentista e ainda não conta com um ASB em seu consultório? Então não fique parado e corra atrás de um profissional certificado. Ele irá facilitar e otimizar o seu trabalho!