Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

ASB tem papel fundamental em cirurgias odontológicas. Entenda melhor!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Curso ASB ASB tem papel fundamental em cirurgias odontológicas Entenda melhor

Para que procedimentos cirúrgicos sejam realizados da melhor maneira possível é necessária a cooperação de diversos profissionais. Cirurgias, sejam elas médicas ou odontológicas, oferecem riscos. Estes podem ser minimizados com a atuação de bons profissionais atuando nas intervenções.

Os principais atores das intervenções são os pacientes e os cirurgiões dentistas, no caso das cirurgias odontológicas. Mas como já falamos, elas são procedimentos que requerem diversos profissionais, uma equipe.

A equipe de um cirurgião dentista geralmente é composta pelo Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Técnico de Saúde Bucal (TSB) e do instrumentador cirúrgico. Cada um deles com a sua função específica durante as cirurgias odontológicas.

Você sabe qual o papel do ASB durante os procedimentos? Neste artigo vamos lhe mostrar como este profissional é essencial. Confira:

ASB deve verificar anamnese

Na chegada dos pacientes para a realização de cirurgias odontológicas é necessária a verificação dos procedimentos pré-operatórios. Cabe ao Auxiliar de Saúde Bucal esta atividade de questionar o paciente quanto o seu preparo.

O paciente deve estar de posse dos exames pré-operatórios. Caso haja a necessidade de jejum, da ingestão de remédios anteriores, o ASB deve fazer toda esta verificação, para deixar o paciente pronto para as cirurgias odontológicas.

Além disso, o ASB exerce função importante em relação a confiabilidade do paciente quanto ao procedimento que será realizado. Caso ainda haja dúvidas quanto às cirurgias odontológicas, o Auxiliar deve estar pronto para saná-las.

Biossegurança nas cirurgias odontológicas

As cirurgias odontológicas devem ocorrer em um ambiente totalmente higienizado e seguro. Tanto para o paciente que passará pelo procedimento, quanto para a equipe que está o realizando.

Para isso é necessária a realização de um protocolo de biossegurança. Todos os profissionais envolvidos nas cirurgias odontológicas devem ter conhecimento e estar aptos à aplicação deste protocolo.

Enquanto o instrumentador cirúrgico em odontologia realiza a higienização da paramentação do procedimento, o ASB procede com os uniformes da equipe (máscaras, luvas e roupas privativas) e do ambiente cirúrgico (portas fechadas, ar condicionado em funcionamento). Um trabalho em sincronia agilizará as cirurgias odontológicas.

Descarte de materiais

O Auxiliar de Saúde Bucalacompanhará todo o procedimento cirúrgico e ficar a disposição do cirurgião dentista quando necessário. Durante as cirurgias odontológicas são utilizados os instrumentos, que serão posteriormente higienizados, mas também materiais que serão descartados.

Este descarte adequado deve ser realizado pelo ASB, que estará atuando para minimizar os agentes contaminantes.

Suporte em casos de emergências

No caso de situações fora do planejado ocorrerem durante as cirurgias odontológicas, o Auxiliar atuará como apoio do cirurgião dentista e do instrumentador cirúrgico. Estamos falando de intervenções, e durante elas podem ocorrer imprevistos.

Assistência no pós-operatório

Todo procedimento cirúrgico requer cuidados posteriores a sua realização. Cabe ao ASB repassar estes cuidados aos pacientes. Cuidados com a alimentação, repouso, a utilização de medicamentos e compressas, a correta higienização do local em que a cirurgia foi realizada. Um bom ASB indica os procedimentos necessários.

Vimos neste artigo que é imprescindível a presença do Auxiliar de Saúde Bucal durante a realização de cirurgias odontológicas. Durante todos os passos do procedimento, este profissional conta com um papel fundamental.

Quer saber mais sobre a atuação da equipe odontológica? Não deixe de conferir nosso blog, pois temos diversos artigos interessantes sobre esta profissão.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×