Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

4 dicas para o ASB recepcionar melhor os pacientes

0

4 dicas para o ASB recepcionar melhor os pacientes

Não é todo consultório odontológico que conta com uma secretária ou recepcionista. Muitas vezes, é o Auxiliar de Saúde Bucal quem acaba assumindo parte das tarefas administrativas – uma delas é a de recepcionar os clientes que chegam para as suas consultas. Veja neste post 4 dicas para o ASB recepcionar melhor os pacientes.

4 dicas para o ASB recepcionar melhor os pacientes

1 – Saiba ser gentil

A primeira recomendação é ser gentil. A gentileza é fundamental para qualquer pessoa que trabalha com recepção e está diretamente ligada à fidelidade do cliente. Por isso, para o ASB recepcionar melhor os pacientes, ele deve ser simpático e receber a todos com um sorriso no rosto.

Esses gestos simples fazem a diferença na hora de acolher um cliente, especialmente se é a primeira consulta dele no consultório odontológico.

2 – Saiba ouvir 

Para o ASB recepcionar melhor os pacientes, é preciso também que ele seja um bom ouvinte, procurando entender e atender às expectativas dos clientes e dos seus acompanhantes.

Ter empatia – ou seja, entender o que o cliente está passando – é essencial para que ele se sinta à vontade e acolhido no consultório odontológico. Coloque-se no lugar dele e procure entender o que ele está dizendo para respondê-lo da melhor forma possível.

Lembre-se sempre de humanizar o quanto puder o atendimento!

3 – Saiba preparar-se

Que tal deixar de lado um pouco das redes sociais e procurar na internet um curso bem legal sobre recepção? Hoje, existem opções rápidas e até mesmo gratuitas na web para quem quer aprender mais sobre como acolher melhor os pacientes. Estar preparado pode ajudar e muito nessa missão!

4 – Saiba lidar com imprevistos

Ser cordial até mesmo quando as coisas dão errado é um diferencial em qualquer profissional. Afinal, imprevistos acontecem! O dentista pode, por exemplo, ter alguma emergência familiar ou o próprio cliente pode esquecer da consulta e chegar atrasado.

Em casos assim, mantenha a calma e volte na primeira dica da nossa lista: saiba ser gentil. Temos certeza que você é capaz de encontrar soluções rápidas para contornar a situação.

No nosso blog, trazemos mais posts para a rotina do ASB no trabalho. Até a próxima!