Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Porque o auxiliar de dentista não deve usar jaleco na rua

0
Porque o auxiliar de dentista não deve usar jaleco na rua

No Paraná e em São Paulo, usar jaleco na rua é proibido por lei e quem a descumpre paga multa e tudo. Porém, infelizmente, em nem todo lugar é assim. Por isso, é importante que os profissionais da saúde tenham consciência de que utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fora do ambiente de trabalho pode colocar em risco a vida de outras pessoas. Neste post, entenda o porquê.

Usar jaleco na rua não!

O jaleco do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) pode ser fonte de contaminação quando transporta bactérias e vírus nocivos de um local para outro. E esse transporte é perigoso de qualquer forma: quando acontece do consultório odontológico (ou médico) para a comunidade e vice-e-versa.

Diante do risco, a Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio do seu Manual de Biossegurança, recomenda que o uso dos EPIs fique restrito ao local de trabalho para que a chance de infecção seja reduzida.

Mas, além de evitar usar jaleco na rua, o ASB deve mantê-lo sempre limpo para também prevenir contaminações.

Como manter o jaleco branquinho

Você sabe como lavar o seu jaleco? Hoje, existe uma infinidade de modelos, né? Com manga ou sem manga, branco ou colorido, liso ou estampado… E cada um precisa de cuidados especiais!

Se ele for todo branco e você optar por usar hipoclorito, é importante não colocar a água com alta temperatura. Isso porque o hipoclorito perde sua função e, assim, vai parecer que você não usou nada! A maneira correta é colocar o hipoclorito, colocar de molho por uma hora e, depois, deixar secar totalmente.

Se o seu jaleco é colorido, coloque-o, por pelo menos meia hora, imerso em água fervente com perborato. Depois, enxágue e continue a lavagem como de costume, com o sabão e com o amaciante que você preferir.

Lavado, o jaleco deve ser passado e colocado em um saco limpo e fechado para o transporte. Pendurá-lo no cabide e colocá-lo diretamente no banco, dentro do carro, é pouco higiênico, já que a poeira pode impregnar.

Para aprender a tirar manchas de sangue ou de óleo, veja este outro post.

Mais no Blog Curso ASB

Gostou do post desta segunda-feira? Então, acesse o nosso blog e veja mais publicações que auxiliam o dia a dia do auxiliar de dentista. Nós esperamos a sua visita. Até mais!