Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Auxiliar de dentista tem que ter curso? Explicamos neste post

0
Auxiliar de dentista tem que ter curso? Explicamos neste post

A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) pode ser uma oportunidade para quem quer ingressar no mercado de trabalho na área da saúde, mais especificamente na odontologia. Em 2008, a profissão foi regularizada e, desde então, muitos têm apostado nela para acelerar a vida profissional. No entanto, uma dúvida comum entre os interessados em ser um ASB é: afinal, auxiliar de dentista tem que ter curso?

Neste post, nós respondemos.

Auxiliar de dentista tem que ter curso?

Para trabalhar como ASB no Brasil é preciso, sim, ter formação. É assim desde a promulgação da Lei nº 11.889, em 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício profissional. Até mesmo quem já atuava como auxiliar de dentista antes da legislação deve ser certificado.

E não há desculpa para não investir na profissionalização. Hoje, existem cursos para todos os perfis. O Curso ASB, por exemplo, é 100% online. O aluno pode estudar quando e onde quiser. A aprendizagem ocorre toda pela internet, por meio de videoaulas, conteúdos explicativos e exercícios para fixação, com o acompanhamento de um tutor.

É a melhor opção para quem tem que conciliar trabalho e estudos. São seis meses de dedicação. Além do tempo ser menor em relação a uma formação presencial, o investimento também é mais baixo: R$ 1.188,00. E se tem diploma ao fim? Tem e ele é válido em todo o país.

Ter curso, no entanto, não é importante só para preparar o profissional para o dia a dia. A formação é essencial para que ele consiga o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) da região em que atua. Sem essa inscrição, o auxiliar de dentista está trabalhando ilegalmente.

Aqui no blog, já falamos sobre os problemas que empregado e empregador podem enfrentar caso, durante uma fiscalização, esses critérios não estejam sendo cumpridos.

O Auxiliar em Saúde Bucal que está irregular não tem, por exemplo, acesso a direitos trabalhistas, como Seguro Desemprego e licença-maternidade. Já o empregador pode pagar multa e, em casos mais graves, ir para a prisão. Então, vale a pena seguir as normas para não ter dor de cabeça!

Mais no Blog ASB

Então, agora que você já sabe que o ASB tem que ter curso, que tal investir ainda hoje em um curso? Você pode terminar o ano com uma profissão e um salário melhores. Para saber mais sobre o que é ser auxiliar de dentista, acesse o nosso blog. Por lá, você também pode saber mais sobre o Curso ASB. Até a próxima.