Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Quais as 5 características essenciais de um profissional da Odontologia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

profissional da Odontologia

profissional da Odontologia

São diversas as profissões possíveis de se seguir na área da Odontologia. Além das graduações, e pós-graduações, há cursos técnicos e profissionalizantes formando profissionais da saúde bucal.

Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Técnico de Saúde Bucal (TSB), Técnico em Próteses Dentárias (TPD), Auxiliar em Prótese Dentária (APD), Instrumentador cirúrgico odontológico. Enfim, são diversas as possibilidades. Mas, independente das formações, estes profissionais devem contar com algumas características essenciais para otimizar a sua atuação na área, e seguir com excelência na carreira.

Você sabe quais as características essenciais que um profissional da Odontologia deve ter? A seguir vamos enumerar algumas delas. Confira:

Bom relacionamento interpessoal

No caso de profissionais como o Técnico em Próteses Dentárias pode não ser tão necessário, mas para os demais integrantes que seguem carreira odontológica, o relacionamento com os pacientes deve ser prioridade. Portanto, o profissional da Odontologia deve ter um bom relacionamento interpessoal.

Aqui, a paciência é um quesito básico, pois o atendimento odontológico deve atender todos os pacientes, sem distinção. E como estamos falando de pessoas, cada uma terá as suas características particulares.

Os pacientes podem ser mais exigentes, não estar em um bom dia, ou não gostar dos tratamentos voltados à saúde bucal. Mas o profissional da Odontologia deve estar preparado para lidar com todas elas, e da melhor maneira possível.

Pessoas e seus fluídos corporais. O profissional da Odontologia não pode ter problemas ao ver ou manipular o sangue e a saliva dos pacientes, já que conviverá diariamente com estes.

Habilidades manuais do profissional da Odontologia

As habilidades manuais devem estar entre as características essenciais do profissional da Odontologia. Mas esta característica pode ser conseguida durante as capacitações destes profissionais.

Então se você quer seguir carreira na área da saúde bucal, mas não tem certeza acerca de suas habilidades manuais, não precisa desistir. Com esforço, ela pode ser adquirida. Vale destacar que para profissionais como o cirurgião dentista e o instrumentador cirúrgico odontológico, por exemplo, a precisão dos movimentos será importantíssima.

Capacidade de concentração

Desligar-se de todas as outras atividades e pensamentos para manter o foco no paciente ou no trabalho em equipe, no caso dos ASB’s e TSB’s. Enquanto o cirurgião dentista deve focar as suas atenções nos pacientes, os Auxiliares e Técnicos devem se concentrar nas necessidades do cirurgião dentista ao realizar os atendimentos.

Cada um dos profissionais da Odontologia pode ter um foco de concentração diferente para exercer as suas atividades. Mas esta característica deve ser de todos eles.

Senso de análise e capacidade de solucionar problemas

Ao seguir carreira na área da saúde devemos ter em mente que podemos nos deparar com situações adversas. Portanto é essencial que um profissional da odontologia saiba lidar com as situações adversas que podem ocorrer.

Para isso é necessário que o profissional da odontologia tenha um senso de análise de cada caso – isso pode ser apreendido melhor nas capacitações profissionais -, juntamente com a capacidade de solucionar problemas. Este senso seguido de ação pode salvar vidas em caso de emergências.

Trabalho em equipe

Neste artigo citamos diversas atividades da área da saúde bucal. Mas independente da qual você decidiu seguir é importante ter em mente que o trabalho será realizado em equipe. Portanto saber atuar em consonância com esta equipe é fundamental para o profissional da Odontologia.

Vamos citar a equipe cirúrgica por exemplo. Cirurgião dentista, Auxiliar de Saúde Bucal, Instrumentador cirúrgico odontológico. Todos estes profissionais estarão reunidos com um objetivo comum, o bem estar do paciente. Para isso devem atuar juntos, em equipe.

Citamos algumas das características essenciais do profissional da odontologia. Lembre-se, algumas delas podem ser inerentes das pessoas, mas outras podem ser construídas. E os cursos profissionais podem ajudar a sanar algumas das questões expostas acima. Saiba mais em nosso blog.

Auxiliar de Saúde Bucal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×