Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Por que preciso de um certificado para tirar o CRO?

0

Curso ASB Por que preciso de um certificado para tirar o CRO

Em qualquer área de atuação, os profissionais devem apresentar a documentação completa para ingresso na função ou, até mesmo, para a regularização da profissão em entidades, conselhos e órgãos específicos.

No caso dos Auxiliares de Saúde Bucal, além de documentos de identificação pessoal, atualmente é necessário portar um certificado de conclusão de curso para se registrar no Conselho Regional de Odontologia. Continue lendo o nosso artigo e descubra por que todo ASB precisa de um certificado para tirar o CRO!

Porque a lei exige

Além de enriquecer o currículo, ampliar as oportunidades profissionais e dar ao ASB maior credibilidade no mercado, ter uma certificação específica na área é uma exigência da legislação brasileira. De acordo com a Lei Nº 11.889 de 2008, só podem atuar como auxiliares e técnicos em consultórios odontológicos, os profissionais que tenham feito cursos para exercerem tais funções. Essa é a principal razão para buscar uma certificação como ASB, afinal, sem essa certificação, é impossível dar entrada no processo de cadastramento no Conselho Regional de Odontologia.

Para oferecer maior segurança aos pacientes e aos profissionais

A certificação aumenta a segurança nos processos no consultório, protegendo assim os pacientes, afinal, quem é certificado, foi preparado para realizar as atividades como Auxiliar em Saúde Bucal. Além disso, ter o certificado também protege os próprios profissionais, garantindo que o mercado será ocupado por pessoas qualificadas e especializadas. Quem exerce a função de auxiliar de dentista sem a devida certificação e sem cadastro no CRO, trabalha de forma irregular e sem nenhuma garantia, ou seja, seus direitos não estão preservados.

O certificado para tirar o CRO é um atestado de que você está preparado para trabalhar

O certificado para tirar o CRO é um passaporte para trabalhar na profissão de auxiliar de dentista, afinal, ele atesta que você teve acesso a conhecimentos teóricos e práticos essenciais na carreira de ASB. Dentre os conhecimentos teóricos estão a gestão em saúde, processo saúde-doença, promoção e prevenção em saúde bucal e especialidades odontológicas. Já a vivência prática é comprovada pelo estágio supervisionado obrigatório que encerra o curso. São, ao todo, 85 horas de estágio.

Para respeitar os princípios éticos da profissão

Já não é suficiente ter experiência de anos em consultório para ser considerado um Auxiliar em Saúde Bucal. Para  da condição de profissional informal, é crucial concluir o curso de ASB e obter o certificado para tirar o CRO. Só assim, o auxiliar de dentista estará de acordo com os princípios éticos e legais da profissão. Cumpre destacar que, para ser válida a certificação, o curso deve ser reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Viu que não faltam motivos para investir em um curso ASB? Pretende se certificar na área para, só então, se registrar no Conselho Regional de Odontologia? Comente! Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog. Para ver a lista completa de documentos exigidos, além do certificado para tirar o CRO, acesse esse artigo sobre o assunto!