Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Cigarro faz mal pra boca: veja 3 motivos pra parar de fumar

0

cigarro faz mal pra bocaFumar prejudica a saúde, isso todo mundo sabe. Mas você já parou pra pensar que o cigarro faz mal pra boca? Um em cada quatro homens e uma em cada vinte mulheres são fumantes. Em 2015 eram mais de um bilhão de pessoas no mundo fumando diariamente. Número alto, apesar de tantas campanhas mundiais sobre os riscos trazidos pelo tabagismo.

No Brasil, conforme uma pesquisa divulgada neste ano pela revista “The Lancet”, o número de fumantes diminuiu nos últimos 25 anos. Entre os homens caiu de 29 para 12%, e entre as mulheres, de 19 para 8%.  Mesmo assim, o país ainda é o 8° no ranking dos fumantes.

Além dos riscos para a saúde geral das pessoas, o tabagismo causa enormes malefícios para a saúde bucal, já que antes de atingir o pulmão, todas as substâncias nocivas do cigarro passam pela cavidade bucal. Por isso, o uso do cigarro faz mal pra boca: aumenta em 25 vezes as chances das pessoas desenvolverem doenças nessa região.

Nós separamos três bons motivos que podem te ajudar a decidir parar de fumar:

1. Maior probabilidade de desenvolvimento de doenças periodontais

Mais risco de contrair doenças periodontais e menores chances de cura em seus tratamentos estão entre os malefícios para a saúde bucal causados pelo tabagismo.

As doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, são causadas pelo acúmulo de bactérias e a retração da gengiva, devido a um processo inflamatório. O cigarro tende a agravar esse processo, o que pode resultar na perda dos dentes.

2. Câncer bucal

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 75 a 90% dos cânceres que acometem a região da cabeça e pescoço são causados pelo tabagismo. O tabagismo, aliado ao consumo do álcool e de maus hábitos alimentares, é responsável por 43% das mortes por câncer.

Para diagnosticar o câncer bucal – que pode aparecer nos lábios, bochechas, língua e garganta -, o cirurgião dentista é o profissional mais indicado. Feridas na boca ou manchas podem indicar o início da doença. Quando o diagnóstico é precoce, o tratamento conta com 80% de chances de cura.

Os números são alarmantes, e as entidades que atuam em prol da saúde ressaltam que tudo isso é evitável, já que a maioria da população sabe que o cigarro traz malefícios para a saúde bucal. Mesmo assim, 1/3 da população mundial adulta está exposta a esses riscos já que estão entre os fumantes.

3. Dentes amarelados e mau hálito

As diversas substâncias presentes no cigarro, entre elas o alcatrão e a nicotina, são responsáveis pela pigmentação nos dentes, aquele aspecto amarelado no esmalte, que as pessoas procuram reverter com o clareamento. Além da coloração, o tabagismo causa o mau-hálito, já que o cigarro está entre as causas da xerostomia.

Entre os malefícios para a saúde bucal, o fumo acarreta ainda dificuldade na cicatrização. O que faz com que as pessoas estão em processo de recuperação de algum procedimento cirúrgico apresentem dificuldades menores que os não fumantes.

Mais informações sobre a saúde bucal você encontra em nosso blog.