Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Cirurgia ortognática: veja para quem é indicada e quais os benefícios

0
Cirurgia ortognática: veja para quem é indicada e quais os benefícios

Você já ouviu falar da cirurgia ortognática? O nome vem do grego “ortho”, que quer dizer “certo”, “direito”, “correto” + “ghathos”, que significa queixo, mandíbula. No post desta sexta-feira, entenda quando o procedimento é indicado e quais os benefícios dele para o paciente.

O que você precisa saber como cirurgia ortognática

  • Para quem é recomendada

A cirurgia ortognática, como o próprio nome diz, é uma operação que busca restabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam um desequilíbrio das partes ósseas que compõem as arcas dentárias.

Quando os ossos da face estão em desequilíbrio, consequentemente, há uma desarmonia na face também. O problema pode ser notado quando a pessoa tem: os dentes superiores muito para a frente; o queixo muito para trás ou muito para frente; ou uma assimetria na face.

  • Benefícios

O tratamento com a cirurgia ortognática engloba sempre a associação de um tratamento ortodôntico com um cirúrgico para proporcionar melhorias estéticas e funcionais. Na prática, esse conjunto de medidas restabelece a harmonia facial e, por consequência, a autoestima. Melhora, ainda, a mastigação e a fala e evita o ronco e a apneia.

  • Riscos e pós-operatório

Os riscos do procedimento são os mesmos de qualquer outro. Entre eles, estão sangramento e inchaço local. Mas, de acordo com ortodontistas, os benefícios da cirurgia são superiores aos perigos e compensam o pós-operatório demorado.

O paciente pode levar até três meses para observar o resultado final. Veja, aqui, um antes e depois. Ao longo desse tempo de recuperação, fazer fisioterapia pode ajudar a melhorar a função mandibular e também a controlar o inchaço.

Para saber mais, procure um profissional de confiança!

Mais no Blog Curso ASB

Quer saber mais sobre ortodontia e saúde bucal em geral? Então, explore o nosso Blog Curso ASB. Tem muito post bacana por aqui para você manter o seu sorriso bonito e saudável! Até a próxima sexta-feira.