Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

O que o ASB pode fazer para acalmar o paciente cirúrgico?

0

 O que o ASB pode fazer para acalmar o paciente cirúrgico?

Praticamente todo mundo fica apreensivo antes de uma operação. É uma mistura de medo e de ansiedade que deixa muita gente sem dormir. Há quem tenha arrepios só de pensar em anestesia geral. Nesses casos, a atenção dada pela equipe cirúrgica é fundamental. Mas, na prática, o que o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode fazer para acalmar o paciente cirúrgico?

A importância do diálogo para acalmar o paciente cirúrgico

A resposta está em uma boa comunicação! Se você é auxiliar de dentista, reforce ao paciente, sempre que necessário e de forma acessível, em que consiste a operação e quais os seus benefícios. Isso ajuda a reduzir o nível de ansiedade nas horas e até mesmo nos dias que antecedem a intervenção cirúrgica.

Se for preciso, conte com a ajuda do anestesista e do cirurgião-dentista. A segurança que toda a equipe cirúrgica passa esclarecendo as dúvidas é diretamente proporcional à confiança depositada pelo paciente.

Sobre as possíveis complicações, há profissionais que preferem não falar sobre o assunto com medo de preocupar demais quem está na cadeira odontológica. Eles acabam dizendo apenas que tudo vai ficar bem só para acalmar o paciente cirúrgico – o que está longe de ser o ideal.

O ideal mesmo é que você, como ASB, nivele as expectativas, os riscos e a realidade de uma cirurgia.

Com essa postura de falar de igual para igual, a gente garante que os resultados positivos vão bem além de acalmar o paciente cirúrgico. Profissionais que mostram que não estão focados apenas em resolver um problema que lhes foi apresentado garantem uma clientela muito mais fiel.

Então, a partir de agora, que tal apostar sempre em um atendimento humanizado tanto para acalmar o paciente cirúrgico, quanto para o sucesso do consultório odontológico onde você trabalha?

Se você tem mais dicas de como tranquilizar quem vai passar por uma operação, conte para a gente nos comentários. Até mais!