Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Curso ASB online ou presencial: o que é melhor?

0

O curso ASB é obrigatório para se legalizar no mercado de trabalho como Auxiliar de Saúde Bucal. Desde 2009, a lei brasileira exige que as pessoas que auxiliam os dentistas nos consultórios  busquem maior qualificação para exercer a função. Para tanto, profissionais de todas as regiões do país estão se inscrevendo em cursos presenciais e online para estudar, ter acesso a informações específicas da área e, enfim, obter a certificação necessária para regularizar a sua profissão.

Quer saber se é melhor fazer um curso ASB online ou presencial? Então continue lendo o nosso artigo e escolha o curso mais adequado para o seu perfil.

Qual é mais prático e conveniente?

Normalmente, os participantes de cursos ASB se dividem entre os estudos e o trabalho em consultórios. Nesse contexto, se você deseja ser um Auxiliar de Saúde Bucal é indispensável otimizar o tempo e buscar alternativas de qualificação mais práticas e convenientes. O curso ASB online ganha disparado nesse quesito, pois ele é mais flexível e o aluno pode estudar no dia, hora e lugar que desejar, ajustando a rotina de maneira mais tranquila do que se estudasse em instituições presenciais?

Há diferenças na carga horária do curso?

Não, afinal, a lei é a mesma para os curso ASB online e presenciais. Ambos precisam contar com, no mínimo, 400 horas de carga horária total, das quais, 85 horas devem ser dedicadas  ao estágio supervisionado. Por falar em estágio, tanto no presencial quanto no online, o aluno pode estagiar no próprio consultório que trabalha.

Qual dos dois é mais rápido?

O curso ASB online é indiscutivelmente mais rápido, apesar de possuir a mesma carga horária exigida por lei e praticada nos cursos presenciais. Por conta da flexibilidade e possibilidade de estudar em casa ou no trabalho, você conclui o curso em metade do tempo do curso presencial, levando em média seis meses para estar com o certificado nas mãos.

Que tipo de curso é mais barato?

Os preços dos cursos variam de instituição para instituição. Existem mensalidades acessíveis e que oferecem bom custo-benefício, seja nos curso ASB online ou nos cursos presenciais, mas, de modo geral, o curso ASB online custa mais barato, isso porque, o tempo de curso é menor e gera menos despesas. Você não vai precisar gastar com deslocamento, por exemplo!

Que curso é melhor aceito pelo mercado?

Para cumprir as exigências da lei, o curso ASB online não deve ser feito de qualquer jeito. Tanto o  curso online quanto o presencial precisam ser reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia. Além disso, o conteúdo programático e a carga horária devem estar em conformidade com a legislação. Se cumprirem esses requisitos, o curso ASB online ou presencial terão o mesmo peso e credibilidade no mercado de trabalho.

Ambas as modalidades de curso são positivas do ponto de vista da formação, já que ao concluí-los, sua profissão será regularizada. A escolha deve ser pautada basicamente no seu perfil. Se você prefere estudar em casa, interagir virtualmente com os professores e monitores e fazer os exercícios através do computador, o curso ASB online é a melhor escolha. Para suprir a ausência de contato ao vivo, você pode recorrer aos fóruns online. Agora, se você faz questão desse contato e não se importa de cumprir horários, rotinas fixas e investir tempo e dinheiro no deslocamento até o curso, a modalidade presencial pode ser uma escolha adequada. Fica a dica!

E aí, você gostou do nosso artigo? Ele vai te ajudar a escolher um curso ASB alinhado com suas expectativas, possibilidades e rotina? Comente!

Quer saber mais sobre a carreira de ASB? Faça o download do nosso e-book com todas as informações que você precisa ter sobre essa área de atuação!