Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

5 coisas que você deve saber antes de escolher curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)

0
 5-coisas-que-voce-deve-saber-antes-de-escolher-curso-de-Auxiliar-em-Saude-Bucal

Você está decidido a fazer um curso ASB para se regularizar na profissão de Auxiliar em Saúde Bucal, mas ainda não sabe que curso escolher? Então nós vamos te ajudar nessa tarefa, dividindo com você algumas informações importantes acerca do curso de auxiliar em saúde bucal. Vem com a gente!

O curso de auxiliar em saúde bucal é obrigatório para exercer a profissão

Para quem  quer trabalhar como auxiliar de dentista, fazer o curso ASB não é uma opção, é uma obrigatoriedade. De acordo com a lei federal  11.889, os auxiliares precisam ser certificados e possuir registro ativo junto ao CRO local. Para tanto, devem fazer um curso de auxiliar em saúde bucal para aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à profissão. Mas não basta ser qualquer curso, tem que ser um curso cadastrado no Conselho Federal de Odontologia. Isso atesta a credibilidade do programa de formação!

É possível fazer o curso online

Apesar de existirem cursos presenciais para a formação de auxiliares de dentista, os cursos de capacitação online estão se tornando cada vez mais populares. Com mensalidades acessíveis, ambiente virtual de ensino favorável, corpo docente competente e conteúdo programático amplo e profundo, o curso de auxiliar em saúde bucal online torna-se uma opção vantajosa para quem deseja se regularizar na profissão.

Além disso, é uma alternativa prática de formação, já que possibilita maior flexibilidade e autogerenciamento do tempo. Vale ressaltar que a aprendizagem online acontece por meio de videoaulas, exercícios de fixação, fóruns, chats e acompanhamento direto de tutores.

O conteúdo programático precisa ser abrangente

Engana-se quem pensa que o curso de auxiliar em saúde bucal se limita a questões odontológicas, como os instrumentais, doenças, prevenção de infecções, utilização de fluoretosetc. O curso abrange conteúdos ligados à gestão do consultório, atendimento dos pacientes, mercado de trabalho, delegação de tarefas, documentação contábil, etiqueta profissional, legislação trabalhista, anatomia, microbiologia, imunologia, biossegurança, políticas de saúde e muito mais. Se determinado curso ASB tiver um conteúdo programático superficial, é melhor optar por outro curso mais completo.

O corpo docente deve ser gabaritado

Independente do curso de auxiliar em saúde bucal ser online ou presencial, é crucial que você avalie o corpo docente que irá te acompanhar durante o processo de formação. Dê preferência aos cursos cujos professores são mestres e doutores em odontologia. Se possível, pesquise o CRO de cada um dos integrantes do corpo docente.

A carga horária mínima tem que ser cumprida

Desconfie de cursos muito curtos, pois nesse caso, a certificação ASB não é válida. Antes de escolher o seu curso de auxiliar em saúde bucal, cheque se ele tem uma carga horária mínima de 400 horas, se respeita as 85 horas de estágio supervisionado e se dura em torno de seis meses. Essa  é a duração ideal prevista por lei.

E aí, gostou do nosso artigo? Quer saber algo mais sobre os cursos de auxiliar em saúde bucal? Quais são as suas dúvidas? Compartilhe seus questionamentos conosco através dos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!