Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Mito ou verdade: os dentes ficam mais sensíveis no inverno?

0
Mito ou verdade: os dentes ficam mais sensíveis no inverno?

O inverno chegou! Muita gente adora essa época do ano para tomar um vinho com o mozão ou uma sopa quente depois de um dia cansativo de trabalho. Por outro lado, tem quem não gosta porque diz que os dentes ficam mais sensíveis. Será que é mito ou verdade que a sensibilidade dentária aumenta nos dias frios?

Segundo especialistas, é verdade! Isso acontece por causa da diferença que existe entre a temperatura ambiente e a do corpo. No post desta sexta-feira, a gente fala mais sobre esse problema, que é comum e afeta mais da metade da população brasileira.

O que fazer quando os dentes ficam mais sensíveis

A dor aguda, que é característica de sentes sensíveis, pode ter várias causas:

  • O esmalte desgastado pelo uso de escovas duras ou pela escovação muito forte;
  • A erosão dentária provocada por alimentos e bebidas altamente ácidos;
  • A erosão dentária causada pela bulimia ou pela doença do refluxo gastroesofágico;
  • A retração da gengiva, que deixa a superfície de sua raiz exposta.

Na maioria dos casos, o tratamento pode ser feito com enxaguatórios, dieta controlada e creme dental especial – sem altos níveis de abrasividade. Em situações mais complexas, porém, é preciso fazer restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina.

Outros tratamentos, como vernizes fluoretados, por exemplo, podem ser aplicados nos dentes sensíveis para uma proteção extra. Você só vai saber qual a sua situação, no entanto, se for a um dentista de confiança.

Pode ser que você não tenha sensibilidade dentária. A cárie dentária, o bruxismo e o excesso nas restaurações, por exemplo, também podem provocar um desconforto parecido.

Sensibilidade dentária: dá para evitar?

Para prevenir dentes sensíveis, consuma menos alimentos cítricos (abacaxi, laranja, limão etc) e evite refrigerantes. Escove os dentes após as refeições, sempre usando uma escova de cercas macias. Não se esqueça de passar o fio dental!

Por fim, consulte o seu dentista sobre as melhores opções de tratamento e prevenção de doenças bucais. Para saber mais sobre o tema, acesse o no nosso blog também. Até mais!