Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Depois do atendimento odontológico: 3 atividades realizadas por um ASB

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

asbasbasbasbasbasbdepois do atendimento odontologico

depois do atendimento odontológico

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) conta com uma rotina extensa de atuação dentro de clínicas e consultórios odontológicos. Ele atua, basicamente, para facilitar o trabalho dos dentistas. Melhorando e otimizando o atendimento junto aos pacientes, além de garantir um maior retorno financeiro à empresa onde atua.

Em nosso blog, já destacamos as atividades realizadas pelo Auxiliar de Saúde Bucal antes e durante o atendimento odontológico. Neste artigo vamos elencar suas atividades depois do atendimento odontológico.

Com a rotina completa deste profissional, você poderá verificar que todas as suas ações são de suma importância para o bom funcionamento das clínicas e consultórios especializados em Odontologia. Acompanhe:

ASB e a fidelização do paciente

O dentista finalizou o atendimento junto ao paciente, é hora do ASB acompanhá-lo até a recepção e já reagendar um novo horário. O tratamento que ele recebeu dos profissionais da clínica será imprescindível para que ocorra o retorno.

Mas como já explicamos em nosso blog, o Auxiliar de Saúde Bucal é o primeiro contato do paciente, e, portanto, tem papel essencial na conquista dos clientes. No caso de continuidade de um tratamento o retorno será em breve.

Mas mesmo que o tratamento com o dentista estiver concluído, o ASB pode dar uma prévia da data em que o paciente deve voltar a cuidar de sua saúde bucal junto ao profissional da Odontologia. Lembre-se que a recomendação é a cada seis meses.

Antes das redes sociais, o contato com os pacientes depois do atendimento odontológico era mais dificultado, se restringia a ligações telefônicas que não poderiam ser feitas a toda hora. Mas a conectividade surgiu mesmo para facilitar, e o ASB pode aproveitar destas redes para deixar os pacientes sempre informados, seja do seu retorno ou das novidades da clínica e da Odontologia.

Limpeza e esterilização de equipamentos depois do atendimento odontológico

A limpeza e a esterilização dos materiais e equipamentos utilizados pelos dentistas estão entre as atribuições do ASB depois do atendimento odontológico. Esta é uma das atividades que requer muita atenção do profissional, já que erros podem significar doenças tanto para as equipes odontológicas como para os pacientes.

Normalmente, as clínicas e consultórios seguem manuais de biossegurança específicos. Estas informações também serão de conhecimento deste profissional durante o curso ASB, obrigatório para se obter o registro profissional.

Deve-se destacar que há diferenciação entre os tipos de materiais e equipamentos utilizados, bem como nos seus métodos de limpeza. Sendo que alguns necessitam e outros não passar pela autoclave.

ASB e a organização dos materiais

Nas clínicas e consultórios de dentistas há diversos materiais utilizados no dia a dia que devem frequentemente ser repostos. Gazes, algodão, luvas, máscaras, guardanapos. Todos estes materiais são amplamente utilizados e descartados depois do atendimento odontológico.

Por isso após o atendimento, ou após todos os atendimentos de um dia, o ASB deve realizar a verificação para saber se tudo o que o dentista necessita está ok para o próximo paciente ou para o próximo dia de trabalho. Se a verificação for diária, o Auxiliar deve fazer uma previsão dos materiais utilizados.

A organização do consultório como um todo também deve ser observada depois do atendimento odontológico. Não é porque o último paciente deixou a recepção bagunçada que o próximo deve encontrá-la da mesma maneira. Lembre-se da fidelização dos clientes.

Pois é, o ASB não para. Seja antes, durante ou depois do atendimento odontológico este profissional conta com funções importantíssimas ao lado dos dentistas. Confira as demais atividades e o mercado profissional do Auxiliar de Saúde Bucal em nosso blog.

 

Auxiliar de Saúde Bucal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×