Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Você sabe por que 24 de dezembro é o ‘Dia do TSB e do ASB’?

0

Você sabe por que 24 de dezembro é o 'Dia do TSB e do ASB'?

Nesta segunda-feira, 24 de dezembro, é comemorado o Dia do Técnico em Saúde Bucal (TSB) e do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), dois profissionais que têm conquistado cada vez mais espaço na área odontológica na última década. Mas você sabe por qual motivo o Dia do TSB e do ASB é celebrado nessa data?

Não? Então, nós revelamos neste post!

24 de dezembro – Dia do TSB e do ASB

O dia 24 de dezembro foi escolhido porque, em 2008, nessa mesma data, foi promulgada a Lei nº 11.889, que regulamenta, nacionalmente, o exercício das duas profissões.

O Dia do ASB e do TSB, porém, foi instituído só dois anos depois, em 2010, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) através da Resolução CFO – 107/2010.

Tanto o técnico, quanto o auxiliar compõem a equipe da saúde bucal e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação.

As duas profissões exigem registro no CFO e no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e atuação sob supervisão de um cirurgião-dentista.

Diferenças entre TSB e ASB

A rotina do ASB, porém, gira mais em torno da preparação. É esse profissional quem separa e higieniza os materiais odontológicos usados durante a consulta. Também é responsabilidade dele limpar e higienizar – ou descartar – o que foi utilizado.

No dia a dia, o Auxiliar de Saúde Bucal também recebe os pacientes e organiza toda a documentação deles, como o prontuário.

Já o TSB cuida mais de pequenos procedimentos no paciente – ele, por exemplo, aplica o flúor para a limpeza dentária e remove as suturas. O Técnico de Saúde Bucal pode, ainda, tirar as fotos da arcada dentária.

O salário entre os dois também é diferente. Geralmente, um técnico ganha um pouco mais do que um auxiliar. Isso porque, entre outros motivos, a formação do técnico é mais extensa e as atividades envolvem mais risco biológico e de contaminação.

A diferença de remuneração é de, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior. Entretanto, nada impede que, no futuro, o Auxiliar em Saúde Bucal invista em um curso para ser Técnico em Saúde Bucal e, assim, ganhe mais!

Ficou curioso para saber mais sobre essas duas profissões? Então, acesse o nosso blog. E, claro, feliz Dia do TSB e do ASB! 🙂