Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Qual a duração de um curso preparatório de Auxiliar de Saúde Bucal

0

A profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) foi regulamentada em dezembro de 2008, por meio da Lei Nº 11.889. Desde então, para trabalhar auxiliando dentistas em consultórios e clínicas, é preciso ter uma certificação específica e ser registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO) como ASB.

A certificação é obtida após a conclusão de um curso ASB, que pode ser feito presencialmente ou online. Só tem um detalhe: para ser validado, o curso deve ter a duração prevista pela lei. Quer saber quanto tempo o curso ASB deve durar? Então continue lendo o nosso artigo e descubra qual é a carga horária mínima dos cursos ASB!

Qual é a duração mínima do curso?

Segundo a lei que regulamenta o exercício da função de Auxiliar de Saúde Bucal, é preciso portar um certificado de curso com carga horária jamais inferior a 300 horas. Está previsto que dessas 300 horas, 240 sejam dedicadas ao aprendizado teórico e, no mínimo, 60 horas sejam dedicadas ao estágio supervisionado.

Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal podem ter mais de 300 horas?

Sim! O ideal é que a carga permita que os conteúdos sejam trabalhados de maneira aprofundada, afinal, isso interfere na qualificação do profissional. Há bons cursos ASB com a duração bastante equilibrada de 400 horas, tempo suficiente para abordar todos os assuntos necessários para a formação completa do Auxiliar de Saúde Bucal. O estágio também pode ter mais de 60 horas.

As exigências quanto à carga horária são as mesmas para os cursos online e presenciais?

Sim! Os cursos ASB online podem até ser concluídos mais rápido, uma vez que o aluno pode autogerenciar o próprio tempo, adiantar exercícios e cumprir vários módulos em um tempo mais curto. Porém, o conteúdo programático deve englobar a mesma carga horária dos cursos presenciais, caso contrário, a certificação não é válida.

O que a duração tem a ver com a qualidade do curso?

A duração do curso ASB tem tudo a ver com a qualidade da formação, pois quando ele é rápido demais, o aprendizado pode ficar comprometido. Na carga horária pequena, os conteúdos são sacrificados, a ementa é enxuta e não há tempo para aprender profundamente os assuntos de interesse do Auxiliar de Saúde Bucal.

Por outro lado, se o curso é muito longo, a motivação do cursista pode ser impactada negativamente, afinal, normalmente os alunos desses cursos dividem a rotina entre o trabalho e os estudos e, geralmente, eles se cansam de programas de capacitação demasiadamente demorados. O ideal é, então, buscar um ponto de equilíbrio, ou seja, cursos ASB nem tão longos e nem tão curtos. Os cursos ASB online apresentam todas essas características interessantes para quem quer fazer uma certificação de qualidade e tomando pouco tempo da sua rotina de trabalho. Que tal avaliar essa opção?

E aí, você gostou do nosso artigo? Depois de ler essas informações, vai ficar mais fácil encontrar o curso ASB ideal para você? Comente! Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!