Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Equipe cirúrgica: quem faz parte dela na Odontologia?

0

Equipe cirúrgica: quem faz parte dela na Odontologia?

Para o sucesso de uma cirurgia bucal, pelo menos quatro diferentes profissionais participam dela. Mas você sabe de cor quem tanto faz parte dessa equipe cirúrgica? Neste post, falamos um pouco sobre os responsáveis por tornar um procedimento odontológico mais seguro e eficaz.

Os profissionais da equipe cirúrgica odontológica

Cirurgião-dentista

O cirurgião-dentista é, claro, o responsável pelo processo cirúrgico. Durante o atendimento, é o único profissional da equipe cirúrgica que entra em contato direto com o paciente. Para ser um, é preciso ter graduação em Odontologia.

Esses profissionais, porém, costumam fazer, depois de formados, especializações em áreas mais específicas, como em implantodontia ou em traumatologia.

Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)

O ASB é praticamente o braço direito do cirurgião-dentista durante uma intervenção cirúrgica, seja no consultório, na clínica, no hospital ou no posto de saúde.

É ele quem recebe o paciente logo na chegada, checando informações importantes, como o jejum antes da cirurgia e a medicação pré-operatório, por exemplo. O auxiliar de dentista também é responsável por manter o prontuário do paciente atualizado.

Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO)

O instrumentador é peça-chave dentro de uma equipe cirúrgica. É quem cuida de toda a instrumentação – ele separa os materiais a serem usados, monta a mesa cirúrgica e, na hora certa, entrega os instrumentos para o cirurgião-dentista. Esses dois profissionais devem trabalhar em muita sintonia para um resultado satisfatório.

O ICO também é o responsável por higienizar e esterilizar os materiais e o ambiente. É quem cuida, ainda, de toda a paramentação dos colegas.

Anestesista

Em cirurgias bucais um pouco mais complexas, que precisam de anestesia intravenosa, por exemplo, a presença de um anestesista é imprescindível. A legislação brasileira não permite que o cirurgião-dentista ou qualquer outro membro da equipe cirúrgica execute esse procedimento.

Outros profissionais, como um segundo instrumentador ou um circulante de sala cirúrgica, também podem compor a equipe. Independentemente de quantas pessoas estão envolvidas na cirurgia, todas têm participação importante no procedimento.

Para saber mais sobre o dia a dia em um consultório odontológico, acesse o nosso blog!