Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Estresse e saúde bucal: será que existe relação entre os dois?

0
Estresse e saúde bucal: será que existe uma relação entre os dois?

estresse atinge 90% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sem dúvidas, você já ouviu falar por aí que ele faz mal à saúde. E, acredite, estresse e saúde bucal também tem relação!

Boca seca

Quando ficamos estressados, a quantidade de saliva na nossa boca diminui. Como já vimos aqui no blog, a secura bucal aumenta a chance de cáries e de problemas gengivais.

Mas probabilidade fica ainda maior quando, por pressa ou por a falta de paciência, deixamos de escovar direito os dentes e de passar o fio dental.

Geralmente, quem sofre de estresse acaba recorrendo aos antidepressivos. Há remédios, entretanto, que também secam a boca.

Vícios, estresse e saúde bucal

Agora, se você é do tipo que dispensa a medicação, mas bebe ou fuma para aliviar a tensão, nós também não temos boas notícias. Não é novidade que ambos são extremamente prejudiciais para a saúde como um todo.

Quando se fala em boca, as principais consequências do tabaco e do álcool são: problemas na gengiva e escurecimento dos dentes.

Aftas e bruxismo

Além da secura bucal, o estresse também pode provocar outras reações na nossa boca, como as aftas. Elas costumam aparecer em maior quantidade em períodos mais estressantes.

A gente também sabe que estresse e ansiedade têm tudo a ver. E os ansiosos roem unhas ou sofrem de bruxismo – uma desordem funcional que provoca o ranger ou o apertar inconsciente dos dentes.

O bruxismo, como a gente já viu aqui no blog também, pode causar dores de cabeça e até problemas mais sérios, como a Síndrome da Articulação Têmporomandibular (ATM).

A boa notícia é que um dentista pode ajudar você no tratamento de todos esses sinais e sintomas!

É importante lembrar, porém, que, se a origem de tudo for o estresse mesmo, é preciso relaxar e dar uma atenção especial a sua saúde mental. Se for necessário, procure ajuda profissional.

Para ler mais sobre saúde bucal, acesse o nosso blog! Até a próxima!