Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Existem concursos públicos para Auxiliar em Saúde Bucal?

0

A saúde bucal é uma área tão importante quanto a saúde do corpo humano como um todo. Por esse motivo é que os profissionais que lidam com esta área também devem ser absorvidos nas equipes de saúde pública – desde os odontologistas até o Auxiliar de Saúde Bucal. Mas será que existem concursos públicos para este profissional? Leia o nosso artigo abaixo e descubra mais sobre este assunto!

Afinal, existem concursos públicos para Auxiliar em Saúde Bucal?

Sim, existem concursos públicos para Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Acontecem, mais rotineiramente, no âmbito municipal, a fim de preencher carências em postos de saúde e hospitais. A frequência varia de acordo com a necessidade local. Por isso, é bom ficar sempre de olho nos editais de concurso público dos municípios de seu entorno. Mas não se esqueça também dos editais para vários cargos no Estado ou União.

Qual é a formação exigida para realizar esses concursos públicos?

A boa notícia é que não se exige formação superior para um ASB. Ele deve possuir nível médio completo, entretanto. Dependendo do concurso público, pode-se exigir experiência mínima de trabalho. Conforme a lei, o ASB deve ter curso específico com carga horária de 600 horas e ser registrado no Conselho Regional de Odontologia.

Existe alguma lei que regula a profissão?

A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal, bem como a de Técnico de Saúde Bucal (TSB), está regulamentada pela lei nº 11.889/2008. O ASB e o TSB são as novas denominações dos antigos cargos de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e Técnico em Higiene Dental (THD), respectivamente.

A lei deixa bem claro que, para exercer a atividade, o profissional Auxiliar em Saúde Bucal deve ter curso de 600 horas realizado em instituição devidamente reconhecida pela Secretaria de Educação e registro no CRO da jurisdição em que exerça sua atividade.

Exige-se conhecimento específico na área para realizar esses concursos?

A fim de desempenhar suas atividades com alta eficiência, o ASB deve possuir conhecimento científico suficiente sobre a anatomia dos dentes, ossos e tecidos da face, mesmo que não lide diretamente com o contato com o paciente. Deve apreciar ainda a nomenclatura dos aparelhos e utensílios da área odontológica.

O ASB constitui um cargo com funções diversas, algumas ligadas diretamente ao trabalho de apoio ao dentista e outras de cunho geral:

Funções odontológicas

  • Auxiliar o odontologista, inclusive manipulando instrumentos pertinentes ao trabalho;
  • Preparar e selecionar moldeiras em gesso;
  • Limpar e esterilizar todos os instrumentos e equipamentos da clínica, elaborando mapas se necessário;
  • Controlar trabalhos de laboratório, incluindo os exames de raios X;
  • Deixar o consultório preparado para o trabalho do dentista, organizando devidamente os instrumentos e equipamentos conforme sua finalidade;
  • Participar de cursos de treinamento e educar o paciente sobre a saúde bucal.

Funções gerais

  • Receber os pacientes, sempre com simpatia, tranquilizando-os quanto ao procedimento a ser realizado e tirando suas dúvidas;
  • Deve ser capacitado para sugerir alternativas de tratamento bem como acompanhar o processo de tratamento do paciente;
  • Marcar consultas, receber/controlar pagamentos e organizar as fichas dos pacientes, atualizando-as sempre que necessário;
  • Participar de reuniões e de propostas de soluções sempre que sua presença se fizer necessária.

O ASB deve ter conhecimento de informática?

Hoje em dia, é preciso que o ASB tenha conhecimento básico de informática, para arquivar e consultar dados digitais, bem como para acessar a internet sempre que for preciso. As funções podem variar de órgão para órgão ou de clínica para clínica mas, de modo geral, o ASB exercerá as funções descritas acima. As noções de informática também são exigidas nas provas de concursos públicos de maneira geral.

Se você já trabalha como Auxiliar em Saúde Bucal ou tem a intenção de exercer essa profissão, preste atenção nos editais de concursos públicos de sua cidade e informe-se sobre cursos de treinamento em sua região. Se você já é concursado e trabalha como ASB, que tal compartilhar sua experiência com a gente? Deixe um comentário sobre o assunto!