Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Fio dental: 3 razões para usar diariamente

0

fio dental

fio dental

Seu uso já foi até contestado por especialistas norte-americanos, mas os dentistas são enfáticos ao afirmar: O uso do fio dental é essencial para a saúde bucal dos indivíduos, de todos eles, independente de suas idades.

Pelo menos no Brasil, profissionais da Odontologia apontam o recurso como parte da rotina diária da higienização, sendo responsável por 40% dela. Alguns apontam até 50%, sendo que os demais 50%, ou 40%, da higiene bucal seriam da responsabilidade da escovação dental.

Polêmicas a parte, difícil quem realize esta tarefa da melhor maneira possível. Apesar de indicarem o uso do fio dental após as refeições, os dentistas dizem que uma vez ao dia, após todas as refeições, pode ser o suficiente.

Mas mesmo com a recomendação sendo uma vez ao dia, são muitas as pessoas que não são adeptas ao uso do fio dental. Pesquisa encomendada ao Datafolha pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2016 apontou que 57% dos brasileiros utilizam diariamente o fio dental.

Ele alcança mais estruturas que a escova

Quando citamos que os dentistas debitam 40 ou 50% da higienização bucal ao fio dental é porque ele alcança locais que somente a escovação não chegaria. Podemos citar com aquela incômoda casquinha da pipoca que pode ficar tempos incomodando se não houver o uso do fio.

O mesmo pode acontecer com outros pedaços de comida, sem que estes nos incomodem. Mas eles ficam lá, e mesmo ‘invisíveis’ podem causar doenças bucais.

Uso do fio dental evita doenças bucais

Higienização bucal mais completa significa uma boca mais saudável. Realizamos a escovação dental com uma frequência média de três vezes ao dia para evitarmos o acúmulo da placa bacteriana nos dentes. A utilização do fio dental deveria ocorrer da mesma forma, automaticamente

O uso do fio dental irá evitar o acúmulo da placa bacteriana entre os dentes, e entre os dentes e a gengiva. Portanto o uso do fio dental evitará as doenças decorrentes do acúmulo da placa, como as cáries dentárias, e as doenças periodontais como a gengivite a até mesmo a periodontite. Lembrando que em longo prazo estas doenças podem acarretar ainda a perda dos dentes.

Mau hálito pode ser evitado

Além de evitar doenças bucais, o uso do fio dental pode conter outro incômodo, a temível halitose, ou mau hálito como é mais conhecido. O mau hálito pode causar inúmeros constrangimentos e até problemas de convívio pessoal.

O mau hálito pode aparecer no caso daqueles fragmentos de comida que não foram eficazmente retirados somente com a escova e permaneceram entre os dentes, formando as bactérias causadoras do odor desagradável. Este é mais um motivo para ter como hábito o uso do fio dental.

Mas se o uso do fio dental é tão importante porque especialistas norte-americanos o estão dispensando? Os brasileiros explicam: grande parte das pessoas não utiliza de forma adequada o fio dental, portanto estudos feitos com eles não demonstram a total eficácia deste recurso.

A utilização do fio dental é importante e deve ser inserida na rotina de higiene bucal de todas as pessoas, já que seu uso é tão simples. Para que os resultados sejam sentidos basta se atentar a maneira mais eficaz de fazê-lo, e sem machucar a gengiva.

Vamos relembrar: um pedaço de cerca de 40 cm é suficiente. Enrole o fio de sua preferência em seus dedos médios e insira na cavidade entre seus dentes. As gengivas também requerem a higienização, portanto continue quando o dente alcança-la e dos dois lados.

Para saber tudo sobre a higiene bucal acesse o nosso blog. Até lá!

Auxiliar de Saúde Bucal