Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

5 habilidades que todo ASB precisa ter

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Curso ASB 5 habilidades que todo ASB precisa ter

Para qualquer profissão que escolhemos, temos que verificar se contamos ou não com determinadas habilidades, inerentes de cada área. Por isso, ao falarmos de um futuro profissional, é importante a realização de um planejamento de carreira.

O primeiro passo de um planejamento é verificar nossas habilidades. Nossos pontos fracos e fortes para exercer determinada atividade profissional. As preferências também devem ser analisadas. Os trabalhos ficam mais agradáveis se levarmos elas em conta.

Para atuar como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) não é diferente. Cada profissão conta com suas particularidades, e para exercê-la é necessário ter conhecimento prévio delas para que não ocorram surpresas futuras. Neste post vamos citar algumas das habilidades necessárias para atuar como ASB. Será que você as tem?

Ser comunicativo

Quer ser um ASB de sucesso? Tenha em mente que o profissional Auxiliar de Saúde Bucal atuará diretamente com o público de clínicas e consultórios odontológicos. Público este que terá questionamentos e dúvidas quanto ao melhor procedimento ou tratamento dentário.

É claro que o dentista também deve exercer essa função, mas ele não estará sempre ao seu lado. O ASB deve saber responder aos anseios dos pacientes. Além disso, o primeiro contato com o paciente é o Auxiliar. Este profissional é que irá preencher a ficha cadastral dos clientes das clínicas odontológicas. Para isso ser comunicativo é essencial.

Capacidade de solucionar problemas

Esta é uma característica muito procurada por empregadores de todos os setores. E um ASB também precisa contar com esta habilidade. Como citamos acima, o dentista não estará ao seu lado a cada passo de sua rotina de trabalho, por isso a capacidade de solucionar problemas é essencial.

E para isso, o ASB precisa contar com mais uma habilidade: a iniciativa. Muitas vezes não se pode esperar para resolver alguma questão profissional. Ela deve ser resolvida de imediato. O Auxiliar de Saúde Bucal deve estar preparado para esta situação, já que exerce uma função essencial nos consultórios, atuando como braço direito do dentista.

Engajamento

Para conseguir solucionar problemas, ter iniciativa, e até mesmo responder aos anseios dos pacientes, o ASB precisa estar engajado com a sua atividade. Ele deve saber como funcionam os procedimentos do consultório onde trabalha, a maneira de atuação de seu dentista, quais as práticas mais realizadas. Enfim, o funcionamento como um todo do seu local de trabalho.

A organização e o ASB

Desorganização não combina com ASB. Este profissional deve ser organizado se quiser se destacar no trabalho. Fichas e prontuários de pacientes, materiais e instrumentos dos consultórios. É o Auxiliar que é o responsável.

É claro que hoje a tecnologia ajuda, pelo menos na questão das fichas e dos prontuários. Mas a organização deve continuar sendo uma habilidade. Para os materiais e equipamentos vale o mesmo. A cada consulta eles devem estar organizados, e higienizados, é claro.

Atuar em equipe

O nome da profissão já diz tudo: Auxiliar. Você e o dentista, ou cirurgião-dentista, são uma equipe. E para que esta equipe seja eficiente os profissionais que a constituem devem caminhar juntos.

E então, tem todas estas habilidades? Se a resposta for afirmativa ótimo. A profissão de ASB já está te esperando. Mas se for negativa, não precisa desanimar. Algumas pessoas têm habilidades inerentes, mas se você não conta com alguma delas, basta treiná-las. É claro que para isso você deve estar aberto a mudanças. Nada de desistir hein!

Nosso blog está repleto de dicas para o profissional ASB. Vá em frente e aproveite!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×