Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Implantes dentais: veja os cuidados

0

implantes dentaisPode parecer estranho colocar um novo dente na boca parafusando-o com a ajuda dos implantes dentais. Mas é justamente esta a alternativa que muitas pessoas estão buscando para contornar a falta de um ou mais dentes na cavidade bucal.

Os implantes dentais ajudam não somente na questão estética, mas também colaboram para que todas as funções da cavidade bucal continuem satisfatórias. Como a mastigação, por exemplo, em que cada um dos dentes conta com uma função específica e primordial em todo o processo digestivo.

Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), os números de implantes no Brasil vem crescendo significativamente. Em 2014 foram colocados 800 mil implantes dentais. E para atender a demanda crescente, o número de implantodontistas também vem aumentando no país.

Com um grande número de pessoas recebendo implantes dentais, é importante saber quais os cuidados específicos são necessários:

1. Colocação de implantes dentais necessita de procedimento cirúrgico

É importante ressaltar que a colocação dos implantes dentais necessita da realização de procedimento cirúrgico. E, assim como as demais cirurgias, contam com riscos e cuidados específicos de uma série de profissionais.

Primeiramente um bom cirurgião-dentista deve recomendar a colocação da prótese e o procedimento cirúrgico. Após isso há todo um preparo a que o paciente deve ser submetido, já que a sua estrutura óssea deve estar pronta para receber a prótese.

Feita a cirurgia, os cuidados básicos pós-operatórios devem ser realizados, incluindo uma dieta restrita, repouso, compressas e o uso dos medicamentos prescritos.

2. Higiene bucal adequada após a prótese

Uma boa higiene bucal é essencial para a manutenção dos implantes dentais. A higienização inclui a escovação, o uso do fio dental e também dos enxaguantes bucais. A diferença aqui será no uso do fio dental, que após a colocação da prótese, as pessoas poderão preferir pelo super floss, o mesmo utilizado por quem conta com aparelhos ortodônticos.

A escova interdental também pode ser utilizada nos casos em que são necessários mais implantes dentais. Em alguns casos, as escovas convencionais não alcançam todas as superfícies.

3. Acompanhamento do profissional especialista

O acompanhamento frequente do implantodontista será necessário após a colocação das próteses dentárias. Isso porque ele precisa garantir a saúde bucal do pacientes com as novas estruturas em sua boca.

Além dos dentes, o cirurgião-dentista deve fazer a verificação das estruturas de sustentação da dos implantes dentais, como os ossos e gengiva.  O tempo de manutenção dependerá de cada paciente.

4. Quem pode receber o implante dental

Apesar de estar se popularizando, não são todas as pessoas que podem receber os implantes dentais. Após o crescimento ósseo, na fase adulta, geralmente as pessoas podem contar com próteses. Mas há contraindicações.

Diabéticos e hipertensos, e pessoas que fazem uso de alguns medicamentos não podem contar com implantes. Por isso, exames clínicos e laboratoriais são necessários para verificar a possibilidade.

Os cuidados são básicos, mas devemos zelar pela nossa saúde bucal após a colocação dos implantes dentais. Saiba mais sobre procedimentos em nosso blog.