Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Câncer, mau hálito e mais: os males do cigarro para a saúde bucal

0
Câncer, mau hálito e mais: os males do cigarro para a saúde bucal

Fumar faz mal e todo mundo (ou quase todo mundo…) sabe. Mas você aí já parou pra pensar, especificamente, sobre os males do cigarro para a saúde da boca? São muitos. Dá para se ter uma ideia quando a gente descobre que cada cigarro tem, em média, 4 mil substâncias nocivas, que podem trazer sérios prejuízos da cabeça aos pés.

Mas, nesta sexta-feira, o foco é na boca. Neste post, veja três consequências do tabagismo para a saúde bucal.

3 males do cigarro

  • Doenças periodontais

Quem fuma tem mais risco de desenvolver doenças periodontais e menores chances de cura no tratamento.

As doenças periodontais, como a gengivite e periodontite, ocorrem quando há acumulo de bactérias sobre os dentes e, consequentemente, há a inflamação da gengiva. Fumar acelerar todo esse processo, podendo levar até à perda dos dentes.

  • Câncer de boca

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima, em 2020, que mais de 14 mil casos de câncer de boca sejam registrados no país anualmente. Entre as principais causas da doença, está o tabagismo.

Manchas vermelhas e brancas que não doem, em locais pouco examinados, como na lateral da língua ou no assoalho bucal, podem indicar o início do problema. A boa notícia é que, quando o diagnóstico, feito pelo dentista ou pelo médico, é precoce, o paciente tem grande chance de cura.

  • Dentes amarelos e mau hálito

O cigarro também prejudica a estética do sorriso, uma vez que escurece os dentes. O amarelamento é provocado por causa de dois componentes: a nicotina e o alcatrão.

A nicotina, por exemplo, fica acumulada nas superfícies dos dentes, o que os deixa com a aparência mais escura. O composto ainda também contribui para o acúmulo de tártaro acelerado e mau hálito.

Então, agora que você já sabe os riscos que os fumantes correm, que tal abandonar o vício? Você consegue!

Mais no Blog Curso ASB

Quer saber mais sobre saúde bucal? Então, continue no blog! Por aqui, você encontra, por exemplo, como clarear os dentes e outras informações para manter a saúde bucal em dia. Até a próxima!