Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Manchas brancas nos dentes? Veja a causa e como evitá-las

0
Manchas brancas nos dentes? Veja a causa e como evitá-las

“Aparelho fixo mancha os dentes?”. Essa é uma pergunta muito frequente nos consultórios odontológicos. Inclusive, aqui no blog, nós já falamos do assunto. Muitos pacientes que apresentam machas brancas nos dentes depois de fazer o tratamento ortodôntico.

Há quem diga que o que mancha é a cola que fixa o bráquete. Na verdade, isso é um mito. O material é uma resina muito semelhante à utilizada em restaurações de dentes anteriores. Ou seja, não faz mal aos dentes e é retirado junto com o aparelho ao final.

Mas, então, o que mancha o sorriso?

A relação entre higiene bucal e as manchas brancas nos dentes

A verdadeira vilã, causadora das manchas brancas nos dentes, é a falta de uma higiene bucal adequada. Quem usa aparelho fixo precisa redobrar os cuidados – a escovação, por exemplo, deve ser diferente.

Escovar os dentes da maneira correta evita que restos de alimentos fiquem na boca e se transforem em açúcar, o principal atrativo para bactérias. São elas que, quando não removidas a tempo da superfície do dente, dão início à cárie.

Aí, a superfície do dente perde cálcio e surgem as manchas esbranquiçadas, de cor leitosa. Repare bem no sorriso de alguém que terminou há pouco e enfrenta o problema. Os dentes ficam manchado ao redor do bráquete e, não, onde a ele estava colado. Viu só?!

As manchas brancas nos dentes saem?

Bem, mas o que fazer quando o dente já está manchado? Infelizmente, essas manchas brancas nos dentes não saem naturalmente ou com clareamento dental. Por isso, a melhor maneira de evitá-las é prevenindo! Se você ainda tem outras dúvidas sobre o assunto, converse com o seu dentista.

Mais no Blog Curso ASB

Acesse o nosso blog também para saber mais de tratamentos ortodônticos. Se você tem alguma dúvida ou curiosidade relacionas ao tema, deixe nos comentários para tentarmos ajudar. Vamos adorar ter a sua participação! Até a próxima!