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Dicas para o ASB melhorar o atendimento no consultório

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dentista em atendimentoNem todo consultório odontológico tem condições financeiras de manter uma secretária. Muitas vezes, é o próprio Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) que acaba assumindo as funções do secretariado. Uma dessas tarefas é a recepção de pacientes. Por isso, separamos 3 dicas de como o ASB pode melhorar o atendimento no consultório odontológico.

1. Marcando a consulta

É possível melhorar o atendimento no consultório muito antes da consulta. De que maneira? No momento em que o paciente procura pelo agendamento, é importante que o ASB seja gentil e disposto. Quando a marcação é feita por telefone, então, é preciso ter calma e paciência. Nem todo mundo está sempre de bom humor!

Outra atitude interessante que pode ajudar a melhorar o atendimento no consultório é ligar ou mandar mensagem para o paciente para confirmar a consulta; 48 horas antes é um tempo bom de antecedência. Assim, é possível deixar a agenda do dentista sempre organizada.

2. A agenda do dentista

Aqui, continuamos falando sobre a importância de manter a agenda do dentista em ordem. Ela é fundamental para melhorar o atendimento no consultório.

Uma dica para o Auxiliar de Saúde Bucal é anotar – além do nome e do telefone do paciente – o que deve ser feito durante a consulta e quanto tempo, em média, ela deve durar. Assim, a probabilidade de um atendimento atrasado prejudicar os os outros é quase nula.

O ASB também pode separar um tempinho entre as consultas. Às vezes, surgem situações de última hora, como um paciente que fraturou um dente e precisa ser atendido imediatamente. Sem o intervalo, os horários seguintes podem ser comprometidos.

3. Paciente à vontade

O paciente chegou? O ASB deve ser mais simpático possível – sem forçar a barra, óbvio! O paciente precisa se sentir importante (e ele é!) e à vontade.

Sendo assim, o Auxiliar de Saúde Bucal pode manter uma área limpa e organizada, com água, café, suco, chá e, quem sabe, bolachas. Música ambiente, televisão ligada em volume baixo, revistas atualizadas e bem conservadas e o W-Fi funcionando são boas opções para distrair durante a espera.

Na hora da despedida, o ASB deve manter a educação e a prestatividade. São detalhes que parecem pequenos, mas ajudam a melhorar o atendimento no consultório.

Gostou do nosso post? No nosso blog, também damos mais dicas para melhorar a rotina do ASB. Não deixe de ler!