Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Sensibilidade dental: veja quais fatores levam à dor

0
Sensibilidade dental: veja o que pode causar e como evitar

Sabe aquela dor aguda que você sente ao tomar café ou sorvete? Pode ser sensibilidade dental. A aflição que vem dela pode até ser momentânea, mas, se você não tratar o problema, ele não vai embora sozinho! No post desta sexta-feira, veja o que pode provocar a dor e como evitá-la.

O que causa a sensibilidade dental

A causa de dentes sensíveis pode estar ligada à vários fatores: cáries mais extensas; fraturas; esmalte desgastado ou trincado; trauma de mordida e raiz exposta.

Cada causa tem um tratamento. Por exemplo: a raiz pode ficar exposta se você escova os dentes com uma escova dura, porque coloca muita força na escovação ou até porque aperta os dentes com frequência. ⠀

Hoje, existem cremes dentais que ajudam a bloquear certas sensibilidades. No entanto, o produto requer uso contínuo e nem sempre eles são indicados para o seu problema.

A causa da sensibilidade, embora às vezes difícil de ser detectada, deve ser diagnosticada para que o tratamento funcione. Por isso, ao sentir dor – após consumir bebidas quentes, alimentos frios ou doces – procure um dentista!

Como evitar a sensibilidade dental

Como escrevemos acima, há diferentes motivos que levam à sensibilidade dental. No entanto, há cuidados gerais que podem evitar o aparecimento do problema. Veja, abaixo, alguns deles:

Consuma menos alimentos cítricos (abacaxi, laranja, limão e etc); tome menos refrigerantes; e mantenha uma rotina adequada de higiene bucal – com escovação três vezes por dia e uso do fio dental pelo menos em uma delas (à noite, de preferência). 

Em caso de dúvidas, mais uma vez, converse com um dentista.

Mais no Blog BookLab

Este post foi útil para você?! Conte, então, nos comentários. Para ler mais publicações sobre saúde bucal, acesse o nosso blog e veja como manter o sorriso bonito e saudável. Até a próxima!