Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

O que preciso para trabalhar como ASB?

0

Auxiliar de saúde bucal organiza a documentação de paciente.Auxiliar de Saúde Bucal: todo consultório, hospital ou órgão público que ofereça atendimento odontológico tem pelo menos um profissional. Mas o que é necessário para trabalhar como ASB? Você já sabe que desde 2008 a legislação exige que todos que trabalham com o dentista estejam devidamente registrados no Conselho Federal de Odontologia. Só que esse é só o fim de um processo que começa bem antes.

A formação de quem pretende trabalhar como ASB exige um planejamento e um investimento financeiro. Mas com a grande oferta de cursos de formação – especialmente os cursos online que podem ser feitos nos horários que os alunos têm disponíveis pela internet – a qualificação é bem acessível.

Nós preparamos um passo a passo que vai guiar você pela preparação para poder trabalhar como ASB.

1.  Curso profissionalizante

De acordo com a lei trabalhista, todo Auxiliar de Saúde Bucal regularizado deve apresentar um certificado de conclusão de um curso reconhecido pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia). Ao final do curso, você poderá tirar o seu registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia) de seu estado.

Os cursos têm, geralmente, duração de apenas seis meses e incluem um estágio supervisionado, garantindo que seus alunos saiam certificados de acordo com as exigências das leis trabalhistas. Dentro do curso, o aluno verá todas as práticas e teorias que são necessárias para atender o dia a dia de um consultório ao lado de um dentista. Além disso, o profissional com o certificado poderá trabalhar em empresas, ensinando como a saúde bucal deve ser feita e ajudando a orientar pacientes que ainda são relutantes.

Não é necessário ter outro curso dentro da área, o único pré-requisito é ter o ensino fundamental completo. Também é uma ótima oportunidade para pessoas que trabalham em recepções de consultórios e desejam explorar outras áreas dentro da odontologia. O investimento do curso, no ano de 2017, é de cerca de R$1.100, que pode ser parcelado até doze vezes sem juros, facilitando a vida do aluno.

2. Materiais e uniforme

O valor pode variar de acordo com a região do país e cidades do Brasil, mas é preciso frisar que, mesmo durante o curso, o aluno deve arcar com os gastos de uniformes e materiais de proteção, como luvas de látex, toucas, máscaras e óculos.

3. Registro da CRO

Assim que estiver formado,  para trabalhar como ASB é preciso fazer o registro no Conselho Regional de Odontologia de sua cidade. Para isso, basta comparecer à central do CRO e apresentar seus documentos com a certificação.

É cobrada uma taxa de inscrição que pode variar de acordo com a região e outra taxa para a impressão da carteirinha do conselho. Ao terminar, você poderá trabalhar regularmente em qualquer consultório odontológico.