Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

É obrigatório fazer estágio como Auxiliar de Saúde Bucal?

0

Uma área pouco explorada para estudos é a atuação do Auxiliar de Saúde Bucal. Isso acontece porque existe muito preconceito relacionado com o trabalho desse profissional tão importante. Mas quem se interessa pelo assunto, ainda tem muitas dúvidas do que esperar dessa área.

As principais perguntas dos estudantes dessa área são sobre o mercado de trabalho e principalmente sobre o estágio. Ele é obrigatório? Sim, para ser Auxiliar de Saúde Bucal é preciso fazer o estágio obrigatório em consultórios que tenham estrutura necessária.

Mas além de conseguir o diploma na área, no que mais o estágio ajuda o Auxiliar de Saúde Bucal? Como ele será a primeira experiência de muitos nessa área, quanto mais tempo de estágio, maior vantagem você terá sobre os concorrentes da área. Confira mais sobre por que o estágio de Auxiliar de Saúde Bucal é obrigatório e quais são as funções dessa etapa do seu curso!

Por que o estágio é importante para o ASB?

Simples, quem fez o estágio como Auxiliar de Saúde Bucal terá mais tempo de experiência e aprenderá muito mais do que dentro da sala de aula, fazendo com que se destaque dentro do ambiente de trabalho.

Os consultórios costumam receber alunos a partir do segundo semestre de estudo, onde o aluno já conhece o básico e pode começar a auxiliar dentro de um consultório fazendo pequenas tarefas, como a limpeza dos equipamentos, esterilização de  utensílios que serão utilizados em consultas e até mesmo recepção de pacientes e organização de fichas. Apesar de parecer perda de tempo, essas atividades ajudam a tirar dúvidas de procedimentos em tempo real, junto com auxiliares já formados e com experiência na área. Com o tempo, dentistas e auxiliares começam a colocar estagiários dentro de consultas, para que ele possa observar e com o tempo, participar de procedimentos.

Como, para graduar, o aluno deverá apresentar o documento assinado por profissionais formados,é importante escolher bem o seu local de trabalho durante essa etapa do curso. Além de consultórios, os profissionais dessa área podem trabalhar em empresas de vendas de produtos de saúde bucal, prestando um serviço de consultoria. O profissional também pode trabalhar como inspetor de qualidade de produtos, garantindo utensílios para consultórios de qualidade e fazendo testes com pastas de dente e enxaguantes bucais.

De qualquer forma e em qualquer uma dessas áreas, o aluno sairá do curso ASB com uma carga de conhecimento de experiência muito maior do que se ficasse somente dentro da sala de aula.

Mas o estágio como auxiliar de saúde bucal é obrigatório para cursos online?

Sim, apesar de alguns cursos para formação de Auxiliar de Saúde Bucal terem a praticidade de ser totalmente online, é preciso apresentar um documento comprovando a participação dentro de um estágio assinado por um profissional ou empresa da área de saúde bucal

Sem o estágio como Auxiliar de Saúde Bucal, além do aluno não poder retirar o seu diploma, muitos profissionais saem com dúvidas e não se sentem seguros para seguir dentro da área. Portanto, o estágio é obrigatório e pode ser feito durante qualquer fase do seu curso presencial ou online, mas ele deve ser feito em local com profissionais formados e com estrutura para receber alunos em formação, para que não tenha erros graves dentro de consultórios e empresas.

O que achou de saber dessa informação? Você acha que o estágio como Auxiliar de Saúde Bucal deveria ser mesmo obrigatório ou deveria ser a escolha do aluno? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias com a gente!

Quer saber mais sobre a carreira de ASB? Faça o download do nosso e-book e descubra tudo sobre essa área de atuação da saúde!