Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Passar o fio dental direito. Você sabe?

0

Passar o fio dental direito diariamente ajuda a remover a placa bacteriana e os alimentos que ficam nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente – sob a gengiva e entre os dentes. Antes, aqui no blog, nós já falamos sobre o quanto o acúmulo de placa bacteriana pode ser prejudicial à saúde bucal, provocando a cárie e a gengivite.

Mas, afinal, como é passar o fio dental direito? O post de hoje é para que você aprenda a aproveitar ao máximo o uso do fio dental.

  • Primeiro, enrole cerca de 40 centímetros do fio dental ao redor de cada dedo médio, deixando uns 10 centímetros entre eles;
  • Depois, segurando o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • Passe cuidadosamente o fio dental ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio dental contra a gengiva porque ele pode cortar ou machucar o tecido gengival, que é superfrágil;
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo;
  • Para remover o fio dental, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio do dente;
  • Caso tenha mais dúvidas, procure o seu dentista!

Cuidado com os mitos

“Ah, eu evito usar o fio dental porque a minha gengiva sangra com facilidade“. Cuidado com esse mito, hein?!

O fio dental deve ser usado principalmente quando ocorre o sangramento. Quando o paciente deixa de passar o fio dental direito e todos os dias, muita placa fica acumulada entre os dentes e a gengiva, fazendo com que a região inflame e sangre ao toque.

Escovar os dentes e passar o fio dental direito pode desinflamar a gengiva e, assim, prevenir doenças bucais que nós citamos lá no comecinho do texto. Outra maneira de fazer com que o sangramento pare é procurando um dentista para fazer uma boa limpeza.

Anotou as dicas de como passar o fio dental direito? Aqui no nosso blog, também já falamos sobre a importância de escovar a língua. Você tem esse hábito?