Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Afinal, por que os dentes encavalam? Descubra neste post

0
Afinal, por que os dentes encavalam? Descubra neste post

No dicionário, um dos significados de “encavalar” é “passar por cima de”. Assim estão os dentes encavalados – tortos entre si, girados e sobrepostos uns aos outros. Quando o apinhamento dentário acontece, termo técnico para o problema, é preciso procurar um ortodontista. Mas, afinal, por que os dentes encavalam?

Os dentes encavalam por muitos motivos…

Quando há falta de espaço nas arcadas dentárias, os dentes se acomodam como podem. Aí, ficam tortos porque crescem em uma base óssea pequena para eles. O encavalamento ainda pode ocorrer por causa de características hereditárias: em casos raros, os dentes são maiores que o proporcional para as arcadas dentárias.

A falta de desenvolvimento correto das arcadas dentárias também pode ser uma causa. Aqui no blog, já vimos que uma criança que cresce respirando pela boca não desenvolve direito a arcada superior, o que a torna estreita e com pouco espaço para o alinhamento dos dentes. Por isso, nós reforçamos: é importante procurar tratamento quando há respiração bucal.

Há, ainda, quem diga que os sisos também têm culpa quando os dentes encavalam. Hoje, porém, com base em muitos estudos, sabemos que eles não podem mais serem considerados os vilões.

Pode haver mudança da posição dos dentes devido a algum trauma, como uma pancada ou, ainda, por uma força exercida sobre eles – quando existe o hábito de morder objetos.

… e o importante é arrumá-los!

Ainda existem outros motivos descritos na literatura. Independentemente de qual for, o importante é identificar a situação e logo procurar um profissional para tratá-lo. Afinal, o mau posicionamento dos dentes nas arcadas dentárias pode desgastá-los de forma irregular.

Pode, ainda, tornar a higienização bucal muito mais difícil, aumentando as chances de surgimento da cárie e de doenças nas gengivas.

Mais no Blog ASB

Quer saber mais sobre saúde bucal? Então, acesse o nosso blog. Por lá, tem muito conteúdo sobre ortodontia, principalmente a respeito de tratamentos ortodônticos. Boa leitura!