Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Quais as opções de carreira para um Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)?

0

Para quem possui afinidade com a área de saúde e necessita entrar no mercado de trabalho rapidamente, o cargo de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é uma alternativa, com um bom retorno financeiro. Quer saber um pouco mais sobre esta carreira? Confira então neste artigo as opções de carreira um Auxiliar em Saúde Bucal disponíveis no mercado!

Clínica de cirurgião-dentista

O Auxiliar em Saúde Bucal (ABS) que trabalha em clínicas de cirurgiões-dentistas pode atuar auxiliando nas rotinas de trabalho do consultório, para facilitar os procedimentos a serem realizados e manter a organização no lugar. Ele fica responsável por várias funções indispensáveis na rotina desse estabelecimento:

  • Organização de fichas dos pacientes;
  • Colocar os materiais para esterilização e recolher os que foram utilizados em cada atendimento;
  • Receber e acolher os pacientes no consultório;
  • Ajudar no processamento de filmes radiológicos;
  • Ajudar a preparar o paciente para o tratamento (uso de óculos, entrega de papel-toalha ou guardanapo para maior conforto do paciente);
  • Realizar a higiene bucal do paciente antes do procedimento.

É possível notar que o trabalho do Auxiliar em Saúde Bucal é essencial para otimizar as rotinas do consultório. Sem ele, o cirurgião-dentista fica mais suscetível a erros, a atrasos de consultas, a produzir ruídos com quedas de instrumentos ou então ao colocar os instrumentos na bandeja rapidamente, entre outros pontos que podem ser otimizados com a presença deste profissional no consultório.

Clínicas especializadas em radiologia odontológica

O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) pode contribuir para o trabalho realizado nas clínicas especializadas em radiologia odontológica. Isto porque, segundo a regulamentação de sua profissão, este profissional está apto para preparar modelos em gesso e trabalhar com moldeiras.

Como as clinicas especializadas neste tipo de serviço normalmente trabalham com produção de documentação para tratamento ortodôntico, bem como a produção de placas para problemas de bruxismo e apertamento, por exemplo, é necessário ter um profissional apto para este tipo de serviço no local. Assim, é mais uma opção de carreira para um Auxiliar em Saúde Bucal.

Pelo mesmo motivo, este profissional pode trabalhar em clínicas e consultórios protéticos, podendo operar com a produção de moldes para próteses provisórias e permanentes.

Programa de prevenção à saúde bucal

O Auxiliar em Saúde Bucal pode participar, em conjunto com um profissional formado em Odontologia, de projetos e programas de prevenção à saúde bucal, ajudando na instrução de pessoas em todas as idades (crianças, jovens, adultos e idosos) a melhorarem sua higiene bucal. Dessa maneira, nesses projetos e programas, o ASB pode:

  • Auxiliar e ensinar a escovação correta para a população;
  • Ensinar a usar o fio dental e o flúor, auxiliando na prevenção de cáries e problemas na gengiva e com mau hálito.

Este tipo de trabalho pode ser temporário – em semanas de campanha de prevenção -, ou então constantemente, em projetos permanentes de educação direta (em contato com a pessoa) ou indireta (através de folhetos, folders e apostilas), atendimento à comunidades carentes, entre outras funções.

O Auxiliar em Saúde Bucal possui uma grande importância na rotina diária dos profissionais formados em Odontologia e até mesmo fora do consultório. Por isso, encontra uma ampla gama de oportunidades de trabalho. Não se esqueça que, para atuar como um ASB, é necessário realizar um curso de formação e obter um certificado para trabalhar legalmente nessa área.

Alguma dessas opções de carreira para um Auxiliar em Saúde Bucal chamou a sua atenção? Conte para a gente!