Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Quando passar o fio dental: antes ou depois de escovar os dentes?

0

Quando passar o fio dental: antes ou depois de escovar os dentes?

Pergunta rápida: você sabe quando passar o fio dental? O correto é antes ou depois de escovar os dentes? Pois tenha a certeza de que você não é o único que hesita em responder qual o melhor momento para usá-lo durante a higienização bucal. No post desta sexta-feira, vamos tentar acabar com a sua dúvida!

Afinal, quando passar o fio dental?

Bem, na verdade, essa questão de quando passar o fio dental não interfere tanto assim. Os dentistas afirmam que o importante mesmo é não deixar de usá-lo.

Isso porque o fio dental é tão relevante quanto a escova de dentes e o creme dental na remoção da placa bacteriana, que, como já vimos aqui no blog, pode progredir para doenças mais graves.

Entretanto, os profissionais acreditam que a melhor hora para passar o fio dental é antes da escovação – isso para garantir o uso dele. Muita gente deixa para passá-lo depois de escovar os dentes e, quando termina, sente que a limpeza já está completa (mas não está!). Aí, o fio dental acaba sendo deixado de lado.

E qual é a maneira correta de passar o fio dental?

Preparamos um guia básico de como passar o fio dental da maneira correta. Acompanhe abaixo:

  • Primeiro, enrole cerca de 40 centímetros do fio dental ao redor de cada dedo médio, deixando uns 10 centímetros entre eles;
  • Depois, segurando o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • Passe cuidadosamente o fio dental ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio dental contra a gengiva porque ele pode cortar ou machucar o tecido gengival, que é superfrágil;
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo;
  • Para remover o fio dental, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio do dente;
  • Caso tenha mais dúvidas, procure o seu dentista!

Os especialistas recomendam usar o fio dental pelo menos uma vez por dia – pode ser à noite, antes de dormir. Ou seja: nada de deixar para passá-lo só depois que a casquinha de pipoca enroscou no dente, viu?!

Quer mais dicas para cuidar da sua saúde bucal? Acesse o nosso blog e mantenha o seu sorriso sempre saudável!