Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Você já ouviu falar em retração gengival? Veja as causas e os tratamentos

0
Você já ouviu falar em retração gengival? Veja as causas e os tratamentos

A gengiva é um tecido mole que protege as arcadas dentárias e que também ajuda no recobrimento dos dentes. Ela não permite que a raiz, a parte mais sensível deles, fique exposta. Por isso, é tão importante prestar atenção em caso de retração gengival. No post desta sexta-feira, nós falamos sobre o problema explicando as causas e os tratamentos.

Retração gengival: causas e tratamentos

Com a idade, é normal que a gengiva encolha um pouco, de forma lenta e gradativa, mostrando mais os dentes. Entretanto, há fatores que aceleram esse processo, como a presença de tártaro, a escovação muito forte, o uso de escovas com cerdas duras e o apertamento dental.

Entre as principais consequências da retração gengival, está a sensibilidade dentária. A raiz do dente possui terminações nervosas e, quando um alimento frio ou gelado bate nessa parte descoberta, a pessoa sente um “arrepio”, que passa depois de poucos segundos.

A situação pode ficar mais grave com a ingestão de refrigerantes, de sucos ácios, de limão e de isotônicos em excesso ou, ainda, quando há refluxo gástrico. A acidez na cavidade bucal faz com que a superfície do dente fique mais fácil de ser desgastada, provocando um certo “degrauzinho” próximo à gengiva. Aí, a restauração é necessária.

Em caso de retração gengival, a recomendação é que a pessoa use escovas de dente ultramacias e controle a força na escovação. Outro cuidado é com relação à escolha do creme dental.

Porém, para um diagnóstico correto, não deixe de procurar o seu dentista. Somente um profissional pode indicar o tratamento ideal para o seu caso.

Mais no Blog Curso ASB

Quer saber como cuidar ainda melhor da sua saúde bucal? Então, acesse o nosso blog e confira as nossas publicações sobre o assunto. Esperamos a sua visita. Até o próximo post!