Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Saúde bucal na gravidez: como o ASB pode orientar pacientes gestantes

0
Saúde bucal na gravidez: como o ASB pode orientar gestantes

A gravidez muda a vida de uma mulher, inclusive a saúde bucal dela. Por isso, nessa fase, é muito importante cuidar ainda mais dos dentes e da boca como um todo. No post desta segunda-feira, veja os principais problemas bucais que podem aparecer durante a gestação e como o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) pode ajudar uma paciente a cuidar melhor da saúde bucal na gravidez.

Problemas que podem afetar a saúde bucal na gravidez

  • Gengivite

Durante a gestação, os dentes e as gengivas precisam de cuidados especiais para evitar a gengivite. O ASB deve reforçar à paciente sobre a necessidade da escovação sempre após as refeições e sobre uso do fio dental pelo menos uma vez por dia. A ingestão de uma dieta balanceada e as visitas frequentes ao consultório odontológico também são essenciais.

  • Erosão

Os enjoos matinais costumam aparecer, principalmente, nos primeiros três meses de gestação. Em conjunto com a náusea, estão ácidos adicionais, que podem causar erosão nos dentes se deixados na boca. Para a paciente que relata essa situação, o ideal é que o auxiliar de dentista indique o enxágue da boca com água ou com fluoreto para manter o pH bucal equilibrado.

  • Boca seca

Muitas mulheres também relatam ficar com a boca seca durante a gravidez, o que contribui para o surgimento, por exemplo, da cárie dentária. Para quem enfrenta o incômodo, o Auxiliar em Saúde Bucal pode aconselhar a ingestão abundante de água para a hidratação. Mastigar chiclete sem açúcar também ajuda porque aumenta a produção de saliva.

Por mais que você como ASB saiba de cor como instruir a paciente que está grávida, não deixe de manter o dentista por perto na hora das orientações. O acompanhamento dele durante todo o processo é fundamental para um atendimento completo. Afinal, saúde bucal na gravidez é assunto sério!

Mais no Blog ASB

Este post foi útil para você?! A gente espera que sim. Visite o nosso blog e confira outras publicações para o dia a dia do auxiliar de dentista. Nós esperamos a sua visita. Até a próxima!