Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Dia do Riso: veja dicas para ter um sorriso de dar inveja

0

Sorria! O Dia Mundial do Riso 😀 é comemorado nesta sexta-feira (18). Nada mais justo do que exibi-lo por aí hoje mais do que nunca! Não se sente confortável por causa dos seus dentes 🙁 ? Então, confira neste post dicas para ter um sorriso de dar inveja.

O sorriso de dar inveja e a higienização

Escovar os dentes depois das refeições já ajuda, mas só se a escovação for feita da maneira correta! Evite colocar muita força. Os movimentos devem ser suaves, com uma escova de dentes com cerdas macias para que as gengivas não sejam machucadas.

Depois de escovar os dentes, não se esqueça da língua e da parte interna da bochecha (sim!). Ambas retém bactérias e devem ser incluídas no processo de higienização.

O fio dental também não deve ser esquecido e pode ser utilizado antes ou depois de escovação. É ele quem garante a limpeza de espacinhos em que a escova de dentes não chega.

Mesmo que, aparentemente, tudo esteja bem, visite o seu dentista de seis em seis meses. Há pequenos problemas, quase imperceptíveis a olho nu – como o início de uma cárie – que podem trazer incômodo se não forem tratados.

Para ter um sorriso de dar inveja, também é bacana fazer a profilaxia dental, que nada mais é do que a limpeza nos dentes feita pelo dentista. Ela ajuda a remover cálculos e placas.

Alimentação e hábitos

ANa alimentação, você pode encontrar uma aliada ou uma inimiga. É você quem escolhe! Os alimentos “detergentes”, como a maçã, a cenoura, o kiwi, o pepino e outros – ajudam a livrar os dentes da gordura e de outros resíduos.

Já os açúcares e carboidratos – bastante presentes e refrigerantes e doces – aumentam a acidez na boca. Isso proporciona um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias causadoras das cáries.

Você pode nem perceber, mas há pequenos hábitos que podem ser muito nocivos para a saúde bucal.

Roer unhas e abrir embalagens com os dentes, por exemplo, desgastam o esmalte dentário e provoca fissuras. Fumar também é um hábito inimigo de um sorriso de dar inveja. O cigarro deixa os dentes amarelados, além de provocar mau hálito e problemas gengivais.

O bruxismo, por sua vez, mesmo que não seja tanto um hábito, deve ser notado e tratado com o auxílio de um dentista. Caso contrário, além de desgastar e soltar os seus dentes, essa desordem funcional pode causar problemas mais sérios, como os que envolvem a articulação da mandíbula.

Os dentes tortos têm solução?

Se são os dentes tortos que incomodam você, procurar um ortodontista é indispensável.

Muita gente ainda associa o aparelho fixo a crianças e adolescentes. Houve uma época em que, realmente, eles eram a maioria fazendo esse tipo de tratamento ortodôntico. Hoje, entretanto, é cada vez mais comum adultos querendo um sorriso de dar inveja!

Pronto! Depois de todos esses cuidados, você nunca mais vai ter desculpa para parar de sorrir. Se você quer mais dicas sobre saúde bucal, não deixe de conferir os outros posts do nosso blog.