Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Depois de fazer o curso online Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), quanto tempo levo para tirar o CRO?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

ASB-Depois-de-fazer-o-curso-online-Auxiliar-de-Saude-Bucal-ASB-quanto-tempo-levo-para-tirar-o-CRO

A procura pelo curso de Auxiliar de Saúde Bucal tem aumentado muito nos últimos tempos. Após a regulamentação da profissão e obrigatoriedade do curso de formação, dada em 2009, muitos profissionais que atum na área têm buscado pelas instituições que oferecem o curso. Mas após a feitura do curso, qual o próximo passo? Como se regulamentar? O que é preciso fazer para tirar o registro profissional?

O texto a seguir visa esclarecer essa e muitas outras dúvidas sobre o que o profissional precisa fazer para tirar o CRO, o documento que regulariza e regulamenta o profissional perante ao Conselho Regional de Odontologia. Afinal, ter o certificado de Auxiliar de Saúde Bucal, não é mais uma opção, mas sim uma obrigação legal. Leia o texto com atenção e descubra o passo a passo de cada etapa para tirar o CRO e conseguir o seu registro como Auxiliar de Saúde Bucal!

Qual o tempo do curso?

Existem algumas instituições que oferecem o curso no mercado, porém, o tempo para a conclusão do mesmo tende a ser parecido e comum entre elas. Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal, presencial ou on-line, podem ser concluídos em até 400 horas. Período já inclui as atividades práticas e o tempo de estágio obrigatório. Normalmente, as escolas que oferecem esses cursos em plataformas on-line costumam dividir a carga horária em até seis meses.  No curso presencial, essa carga pode ter até 1 ano de duração.

Tirar o CRO é fácil?

Após concluir o curso, a próxima etapa é ir atrás do CRO, documento que regulamenta o profissional para o exercício da função de Auxiliar de Saúde Bucal. Desde 2009, a lei federal Nº 11.889 obriga todo Auxiliar de Saúde Bucal a se registrar no Conselho Federal de Odontologia. A lei também obriga que o profissional se inscreva no órgão regulador para o exercício da função, o Conselho Regional de Odontologia.

Após a conclusão do curso, o profissional deve ir pessoalmente ao Conselho Regional de Odontologia para dar entrada no seu registro. Aqui, fica um lembrete fundamental: não é todo curso que permite ao profissional tirar o CRO. O curso de Auxiliar de Saúde Bucal precisa ser certificado e reconhecido pelo CFO para permitir o registro do profissional no órgão.

E os documentos? O que preciso para tirar o CRO?

Antigamente, quando a profissão não era regulamentada, era permitido o registro profissional no órgão apenas com a declaração de aptidão assinada pelo dentista empregador. Porém, com a regulamentação, em 2009, passou a ser necessário apresentar uma série de documentos. Hoje, o profissional que quer tirar o CRO precisa de uma cópia autenticada do diploma ASB, uma cópia da certidão nascimento ou de casamento, uma cópia do comprovante do ensino fundamental, cópia do RG, título de eleitor, CPF, carteira de reservista, comprovante de residência e duas fotos 3×4.

Após da entrada no processo, quanto tempo eu levo para receber a carteirinha e o registro?

Essa pode ser considerada a etapa mais simples do processo. Desde a regulamentação da profissão de Auxiliar de Saúde bucal, o registro vem ocorrendo de forma rápida e descomplicada. Após apresentar todos os documentos e pagar as taxas exigidas pelo órgão regulador, o aluno recém-formado já consegue tirar uma cédula provisória do CRO. Ela permite que o profissional atue como Auxiliar de Saúde Bucal pelo prazo de dois anos. O prazo para o recebimento da carteirinha definitiva varia de acordo com cada região, mas não costuma demorar mais que os dois anos de validade da carteira provisória.

Agora que você já tem o passo a passo e já sabe como funciona o processo para tirar o CRO, navegue em nosso blog e veja mais detalhes sobre essa promissora profissão!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×