Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

O trabalho do ASB na rede pública de saúde

0

As tarefas do ASB na rede pública de saúde

Quem procura um curso profissionalizante logo pesquisa quais são as opções de trabalho depois de formado. No caso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), muitos interessados logo associam o profissional a um consultório odontológico particular. A verdade é que existem outras opções, como o ASB na rede pública de saúde.

Você sabe quais são as principais tarefas que o Auxiliar de Saúde Bucal desempenha ao trabalhar em uma Unidade Básica de Saúde (USB) ou em uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), gerenciadas pelo governo federal? Não? Então, confira abaixo um pouco de como é a rotina do ASB nesses locais de trabalho!

Afinal, o que faz o ASB na rede pública de saúde?

Segundo o Ministério da Saúde, o ASB na rede pública de saúde trabalha em ações de promoção e de prevenção em saúde bucal para cada paciente e sua família.

Ele costuma ser a primeira pessoa a ter contato com quem chega em busca de atendimento odontológico. Já durante a consulta, é esse profissional que auxilia e instrumenta o dentista ao longo das intervenções clínicas.

O Auxiliar de Saúde Bucal também é o responsável pela limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização dos materiais e equipamentos odontológicos. O ASB na rede pública de saúde também precisa, diariamente, aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, o Auxiliar de Saúde Bucal também processa filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso e manipula materiais de uso odontológico. O ASB na rede pública de saúde ainda participa da realização de levantamentos e de estudos epidemiológicos.

Quer saber, agora, sobre o trabalho do ASB em clínicas e em consultórios odontológicos particulares? Então, acesse o nosso blog e confira os nossos posts sobre o dia a dia do Auxiliar de Saúde Bucal. Até mais!