Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

3 vantagens em ser um ASB certificado que convencerão o seu chefe a investir em você

0

Curso ASB 3 vantagens em ser um ASB certificado que convencerão o seu chefe a investir em você

Apesar da certificação ser obrigatória para atuação do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) desde 2009, ainda não são todos os profissionais atuantes que a possuem. A falta de visibilidade dos dentistas ou cirurgiões dentistas é um dos motivos que faz com que o ASB não procure pela regulamentação.

O estímulo do chefe – muitas vezes até investindo em profissionais de sua equipe – é essencial para que os auxiliares procurem por cursos que possibilitem a qualificação e o certificado. Mas quando não há a visibilidade das vantagens do ASB certificado e muito menos o estímulo do chefe, há a necessidade de convencimento da importância da regulamentação junto aos órgãos de fiscalização.

Neste artigo vamos apontar algumas vantagens que podem convencer seu chefe sobre a importância de contar com um ASB certificado em sua equipe. Dessa maneira, você estará mostrando o quão importante será o investimento em sua qualificação profissional.

1. Curso ASB possibilita amplos conhecimentos

O Auxiliar de Saúde Bucal é essencial para o bom funcionamento de um consultório odontológico. Se ele já é útil e facilitador sem ter realizado uma qualificação para exercer sua profissão, imagina após o Curso ASB?

O Curso dá todas as ferramentas para que o ASB atue da melhor maneira possível, com procedimentos e técnicas apropriadas para função. Do atendimento do paciente, aos protocolos de biossegurança, tão importantes para o ambiente, equipe e pacientes.

Um ASB certificado poderá garantir a correta higienização, melhorar atendimento, otimizar recursos e tempo de consulta. Pois todas estas questões são abordadas nos Cursos que devem ser feitos para obter certificação e a carteira profissional dos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO).

2. Foco na humanização do atendimento

Profissionais voltados à promoção da saúde. Antes da regulamentação das atividades do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e do Técnico de Saúde Bucal (TSB) havia muito preconceito contra estes profissionais. Os dentistas achavam que iriam realizar atividades que concorriam com a deles, e não auxiliavam, como é o caso.

Mas tanto o ASB certificado como o TSB irão atuar, sobretudo, na prevenção e promoção da saúde. Função muito importante já que faz parte do processo da humanização do atendimento, requerida dos últimos anos.

Hoje, os pacientes querem fazer parte e acompanhar todo o processo. Não são somente um objeto nas mãos dos dentistas. Por isso a humanização dos atendimentos vem sendo amplamente abordada e aplicada nos consultórios.

3. ASB certificado evita complicações com órgãos de fiscalização

Além das vantagens elencadas acima, podemos destacar que um ASB certificado evita complicações para o dentista e para a imagem da clínica ou consultório odontológico onde trabalha. Isso porque hoje existe a obrigatoriedade do ASB contar com certificação e carteira profissional para atuar na área.

E para validar a regulamentação de 2008, há os órgãos fiscalizadores de cada estado, os Conselhos Regionais de Odontologia (CRO). Os órgãos realizam frequentemente fiscalizações nas clínicas e consultórios odontológicos, e quando há profissionais atuando sem a devida regularização pode resultar em multas.

Como apontamos neste artigo, o seu chefe só tem a ganhar investindo na sua carreira e o tornando um ASB certificado. Para saber tudo sobre o curso ASB e a regularização no CRO de seu estado não deixe de acessar o nosso blog.