Mais de 5.000 já recebem nossos e-mails! Receba Também.

Você sabia que xilitol previne cárie e placa bacteriana?

0
Você sabia que xilitol previne cárie e placa bacteriana?

O xilitol é um adoçante natural, extraído de plantas, frutas e vegetais. É perfeitamente capaz de substituir o açúcar. Ele tem poucas calorias e não aumenta os níveis de glicose no sangue. E sabe também o que mais? O xilitol previne cárie e placa bacteriana!

Por que o xilitol previne cárie e placa bacteriana?

Esse adoçante natural inibe o crescimento da Streptococcus mutans, a bactéria responsável pela cárie. Hoje, ele é encontrado em gomas de mascar, enxaguantes bucais, produtos nutricionais e outros itens.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped), a goma de mascar com xilitol tem apresentado resultados positivos na prevenção da cárie e da placa bacteriana.

Outros bons hábitos

Mas, para ficar longe mesmo desses problemas bucais, é preciso associar o consumo desse adoçante natural com outros bons hábitos.

Escove os dentes depois de todas as refeições. Opte por uma escova macia, por uma pastas de dente que têm flúor e, por que não, por um enxaguante bucal com xilitol? Deixe a preguiça de lado e não se esqueça de passar o fio dental, especialmente antes de dormir!

Diminua o consumo de açúcar. A gente sabe que é difícil cortá-lo de vez. Entretanto, tente substituí-lo por mais verduras, carnes, peixes, arroz e feijão. Esses alimentos são outras fontes de flúor, outro grande aliado na guerra contra cárie e placa bacteriana.

Beba bastante água. A água estimula a produção de saliva, responsável pela limpeza da boca e dos dentes. Na água, também tem bastante flúor! Por fim, visite o seu dentista de seis em seis meses, até para que ele discuta com você a melhor forma de inserir o xilitol na sua rotina.

Mais no Blog ASB

E você, já experimentou o xilitol? Conte para a gente nos comentários. Para saber mais dicas de saúde bucal, acesse o nosso blog. Até a próxima!